Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
02/09/2014
25 anos de Lutas Ecologistas junto da Juventude - Ecolojovem exige que se cumpram os direitos que a Revolução de Abril consagrou na Constituição da República Portuguesa

No ano em que se comemoram os 40 anos da Revolução de Abril, a Ecolojovem - «Os Verdes» assinalou também os seus 25 anos de lutas ecologistas junto da Juventude, no acampamento que este ano se realizou no distrito de Beja, sob o lema “As Portas que Abril abriu à Ecologia”, de 27 a 31 de Agosto.

Neste acampamento, os Jovens Ecologistas debateram e refletiram sobre a importância da Revolução de Abril, as suas conquistas e as alterações e progressos que trouxe à nossa sociedade, assim como a importância dos valores e dos princípios ecologistas.

À semelhança do resto do país, também no distrito de Beja a desertificação humana é crescente. Os jovens que ficam debatem-se com dificuldades no acesso ao Ensino Secundário e Superior, quer seja pela falta de transportes públicos, valor das propinas ou pelo custo dos manuais escolares. Dificuldades que levam muitos jovens a abandonar o sistema de ensino, situação que se vai agravar, com os cortes anunciados recentemente no Orçamento de Estado para 2015 para o Ensino Superior.

Também o desemprego e a precariedade atingem os jovens que vivem no distrito, fruto de toda a falta de investimento na região, que tem levado a que pequenas e médias empresas não queiram ali investir.

Segundo dados revelados hoje pelo Eurostat, cerca de 30% dos jovens portugueses entre os 20 e os 24 anos estão em risco de pobreza. O estudo revela ainda que, em Portugal, 31,3% dos jovens entre os 15 e os 34 anos, que não estão a estudar, encontram-se desempregados.

Perante estes recentes dados, a Ecolojovem - «Os Verdes» assume que vai continuar a lutar contra esta lógica de ataques aos valores de Abril e exige que o Governo cumpra e respeite a Constituição da República Portuguesa e que assuma o seu papel de promotor de qualidade de vida, pois esta situação não é inevitável e pode ser alterada.

A Juventude Ecologista reafirma que os jovens têm um papel fundamental na afirmação e concretização dos valores de Abril e na luta por um mundo mais justo, equilibrado e fraterno. Valores e lutas que há 25 anos a Juventude Ecologista bem conhece e tem promovido junto dos jovens. Têm sido 25 anos de intervenção ecologista junto dos jovens no sentido da defesa e afirmação dos seus direitos, na defesa do património natural e cultural do nosso país.
  
A Ecolojovem - «Os Verdes» vai continuar a agir por um mundo melhor, pois acreditamos que é possível a mudança!

Voltar