Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
27/03/2013
A Ecolojovem - «Os Verdes» está solidária com a manifestação de Jovens Trabalhadores que se realiza hoje, dia 27 de Março, dia anterior às comemorações do Dia Nacional da Juventude

A 23 e 28 de Março de 1947, milhares de jovens de todo o país, conscientes da importância da paz para o progresso e desenvolvimento dos povos, reuniram-se em dois acampamentos, tendo ambas as iniciativas sido fortemente reprimidas pelo regime fascista. Muitos desses jovens foram violentamente agredidos e presos, desencadeando um enorme movimento solidário juvenil e popular de luta e solidariedade com os mesmos. Desde então, assinala-se o dia 28 de Março em Portugal como o Dia Nacional da Juventude. Desde essa data, o 28 de Março foi sempre assinalado pela juventude portuguesa, como mais uma forma dos jovens demonstrarem que estão em constante luta por uma vida com direitos e melhor.

A Ecolojovem - «Os Verdes» considera muito graves as dificuldades que os jovens portugueses atravessam,  que comprometem o seu presente e ameaçam o seu futuro. Mais de 65 mil jovens viram-se forçados a emigrar, em busca de melhores condições de vida; mais de metade dos jovens do nosso país, é obrigada a permanecer em casa dos pais, porque não têm condições para "sobreviver" sozinhos; mais de 60% não recebe qualquer prestação social, não tem trabalho, numa situação de completa hipoteca e castração do futuro a que têm direito.

Outros, que trabalham, veem a cada dia que passa a sua precariedade aumentar, sem qualquer autonomia, estabilidade ou independência para constituir família. No universo da população estudantil, as dificuldades também se agudizam cada vez mais, bolsas que não se atribuem ou que tardam, apoios sociais que se liquidam, passe social que morre, deixando como única alternativa o abandono escolar.

Este é o claro resultado de uma política educativa que afasta cada vez mais os jovens dos vários níveis de ensino, devido a questões económicas, num caminho para uma escola elitista e acessível apenas a quem pode pagar. Depois de todos estes anos, continuam a ser muitos os motivos que nos levam a continuar a luta da juventude, pela efetivação dos direitos e aspirações dos jovens.

É por estas e muitas outras razões que os Jovens Ecologistas apelam à participação na manifestação de jovens trabalhadores, que se realiza hoje em Lisboa, a partir das 15 horas, com início na Rua do Carmo.

Somos Juventude, celebramos a Juventude, temos capacidade de mudar, de transformar, de reivindicar os direitos e lutaremos sempre pela concretização das nossas aspirações.

Lutaremos pelos nossos Direitos!
Viva a Juventude!

Voltar