Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
22/08/2013
Acampamento da Ecolojovem em Vila Real

Jovens Ecologistas afirmam: Exigimos uma Juventude com Direitos

Nos últimos tempos temos assistido a ataques constantes aos direitos dos jovens e a uma degradação crescente da sua qualidade de vida. Os jovens sentem muito particularmente estas dificuldades, que os impossibilitam de construir a sua vida, de se realizarem tanto do ponto de vista pessoal como profissional, pois as suas vidas estão marcadas pela insegurança e pela precariedade.

Depois de 48 anos de fascismo, o 25 de Abril abriu portas à oportunidade de progresso e desenvolvimento e a um conjunto de conquistas e direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa, como a concretização de direitos tão elementares como o acesso à saúde, à educação, à cultura, ao desporto, ao trabalho com direitos, a uma habitação digna, ao ambiente, entre outros.

Ao longo das últimas décadas, Portugal tem vindo a desperdiçar oportunidades de construir uma sociedade mais justa, equilibrada, que promova o bem-estar das populações e que garanta padrões ambientais sustentáveis. Hoje, assistimos a uma tentativa de imposição de enormes retrocessos sociais, que têm consequências negativas para a população em geral e, muito particularmente, para os jovens, que vêem negado o seu presente e hipotecado o seu futuro.

Os partidos que se têm alternado no governo - PSD, CDS-PP e PS - têm seguido um modelo que já deu provas que não funciona e que não tem como preocupação central as pessoas e o desenvolvimento do país. As políticas que aplicam estão ao serviço do poder económico, promovem as injustiças sociais, descuram as necessidades mais básicas e a conservação da natureza. 

A Ecolojovem - «Os Verdes» reafirma uma forte condenação a esta lógica, não aceitamos esta situação e acreditamos que é possível um mundo melhor, assente na fraternidade, solidariedade, justiça e sustentabilidade. Um mundo e um país onde todos nós possamos viver a nossa juventude em toda a sua plenitude, com direitos, indo ao encontro das nossas aspirações e necessidades.

Por tudo isto, e porque não aceitamos o desastre que nos querem impor e porque há alternativas, a Ecolojovem - «Os Verdes» realiza este ano o seu acampamento em defesa dos direitos dos jovens, para PENSAR O PRESENTE, CONSTRUIR O FUTURO”, que irá decorrer de 28 de Agosto a 1 de Setembro, no distrito de Vila Real.

Durante o acampamento serão promovidas várias ações de contacto com a população, sendo de destacar o debate na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar, com José Luís Ferreira, candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e Deputado do PEV à Assembleia da República.

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 913017475  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
arquivo.osverdes.pt
Lisboa, 22 de Agosto de 2013
Voltar