Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
23/08/2017
Acampamento Ecolojovem - 24 a 27 de agosto de 2017 - Parque de Campismo de Monsanto, Lisboa
Começa já amanhã, 24 de agosto, mais uma edição do acampamento da Ecolojovem que, este ano, se realiza no Parque de Campismo de Monsanto e conta com a participação de cerca de 40 jovens. Trata-se de uma iniciativa com a duração de 4 dias em que as questões ambientais, como os transportes, a mobilidade, os espaços verdes e a promoção da produção e consumo local, serão debatidas e colocadas na linha da frente da discussão política pelos jovens ecologistas.

A Ecolojovem - Os Verdes considera que é fundamental uma rede de transportes públicos coletivos que sirva as populações, com qualidade, com preços socialmente justos, que ofereça alternativas sustentáveis ao transporte individual e que contribua para uma melhoria da qualidade ambiental.
A Linha de Cascais, que serve as populações de vários concelhos da grande Lisboa, tem vindo a degradar-se ao longo dos anos, com incumprimento de horários e supressão de comboios. Para a Ecolojovem – Os Verdes, esta linha ferroviária deve assegurar um serviço público sério e responsável e, por isso, no âmbito das ações previstas para estes 4 dias, os jovens ecologistas realizarão uma viagem de comboio na Linha de Cascais, onde, em contato direto com os utentes, afirmarão a importância do direito à mobilidade.

Irão, igualmente, organizar uma “Conversa Ecologista” sobre o tema da mobilidade e da sua influência nas alterações climáticas, uma ação em que participará a Deputada do PEV e candidata à presidência da Câmara Municipal de Oeiras, pela CDU, Heloísa Apolónia.

A Ecolojovem defende um desenvolvimento sustentado que respeite o ambiente, o património cultural e natural, a prática desportiva, o lazer e o acesso público ao Jamor. E, para realçar esta temática, uma das iniciativas previstas no acampamento consiste num passeio de canoa no Jamor. Esta ação visa defender o acesso público ao Jamor e protestar contra mais betão e pressão urbanística na orla ribeirinha e no vale do Jamor.

No que toca ao Concelho de Lisboa, a Ecolojovem considera que Monsanto é uma importante estrutura verde para a Área Metropolitana de Lisboa e é um espaço fundamental para a conservação da natureza e a defesa da biodiversidade. É preciso garantir que Monsanto está ao serviço dos cidadãos e que é preservado. Por isso mesmo, a juventude ecologista organiza, no dia 26 de Agosto de manhã, uma caminhada por Monsanto que contará com a presença do Deputado ecologista José Luís Ferreira, de membros da Plataforma por Monsanto e da candidatura da CDU ao Município de Lisboa.

PROGRAMA

5ª FEIRA, 24 DE AGOSTO

Manhã
11H00: Reunião com Câmara Municipal de Loures - Loures
Tarde
16H00: Receção ao Campismo
Noite
19H00: Jantar-jogo com produtos regionais – Parque de Campismo

6ªFEIRA, 25 DE AGOSTO

Manhã
10H00: Viagem de Comboio em defesa da Linha de Cascais – partida de Algés
12H00: Piquenique no Jardim Municipal de Oeiras
Tarde
14H00: Workshop de Socorrismo – Jardim Municipal de Oeiras
17H00: Canoagem no Jamor
Noite
19H00: Jantar e Conversa Ecologista em Algés - “Mobilidade e Alterações Climáticas” - com a Deputada e candidata à presidência da Câmara Municipal de Oeiras, Heloísa Apolónia

SÁBADO, 26 DE AGOSTO

Manhã
9H00: Caminhada em defesa de Monsanto com a presença do Deputado José Luís Ferreira e do Vereador da CDU e candidato à Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moura – ponto de encontro junto à entrada do Parque de Campismo
Tarde
14H00: Acão “Uma ideia para uma vida melhor” – junto à estação de comboios do Cais do Sodré, Lisboa
Noite
19H00: Jantar e convívio no Parque de Campismo de Monsanto

DOMINGO, 27 DE AGOSTO

Manhã
10H00: Jogos tradicionais e convívio
Voltar