Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
02/09/2009
Acto Público de Apresentação de Candidatos da CDU às Eleições Autárquicas de 2009 - Intervenção de André Martins

Caros Amigos,

Em nome do Partido Ecologista “Os Verdes” começo por saudar o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática, nossos parceiros na CDU – a Coligação Democrática Unitária.

Saúdo também todos os militantes e simpatizantes que, com empenho e dedicação, promovem o Projecto Político da CDU, divulgam as nossas propostas e valorizam o trabalho dos nossos eleitos.

Todos juntos, trabalhamos com as populações, construímos um futuro melhor.

O Poder Local Democrático foi umas das conquistas do 25 de Abril que maiores transformações operaram na vida política, económica, social e cultural das realidades locais no nosso país. Por sua vez a CDU e o seu projecto autárquico são uma referência inquestionável nesse processo de transformação. Trabalho, Honestidade e Competência são marcas que caracterizam a gestão CDU e a acção dos nossos eleitos nas autarquias locais. Em maioria ou em minoria nos órgãos autárquicos, os eleitos da CDU desenvolvem um trabalho que é reconhecido pelas populações e que prestigia o Poder Local Democrático.

Ao longo dos anos o Poder Local tem estado sujeito a sucessivos ataques, designadamente através da transferência de múltiplas responsabilidades sem as respectivas compensações financeiras por parte dos sucessivos governos, pondo em risco cada vez mais o equilíbrio financeiro das autarquias locais; ou através das sucessivas tentativas de alteração legislativa, procurando em nome de uma pretensa estabilidade dos “governos locais”, garantir executivos mono colores, reduzindo a vida e a força democrática que é reconhecida ao Poder Local; e também, através das sucessivas recusas de avançar com um processo de regionalização verdadeiramente democrático, capaz de promover como níveis intermédios da administração o desenvolvimento equilibrado e harmonioso a nível local e regional.

Estas e outras ameaças têm sido objecto de denúncia e de luta por parte da CDU e das forças que a compõem. É necessário e fundamental continuar esta luta na defesa e dignificação do Poder Local Democrático.

Para nós, Partido Ecologista “Os Verdes”, a CDU, pelo trabalho realizado, pela sua coerência, pelo prestígio que granjeou na gestão autárquica, é a força política melhor colocada para mobilizar as populações em torno das grandes causas do desenvolvimento económico local e regional, e a única capaz de ter um papel determinante na promoção e defesa da qualidade de vida, da qualidade do ambiente e do equilíbrio ecológico local, contra as alterações climáticas, em favor do ordenamento do território e de soluções de mobilidade amigas do ambiente.

Por tudo isto é necessário reforçar a CDU tanto em número de votos, como em número de mandatos e aumentar o número de maiorias nos órgãos autárquicos. É com este objectivo que para as eleições às autarquias locais do próximo dia 11 de Outubro milhares de mulheres e homens se comprometeram com o Projecto CDU, como candidatos ou como apoiantes das listas da CDU aos órgãos do Poder Local Democrático – Freguesias, Câmaras e Assembleias Municipais.

Mais uma vez vamos enfrentar um confronto eleitoral para as eleições às autarquias locais com muita confiança na melhor escolha das populações – a Coligação Democrática Unitária.

VIVA A CDU

Lisboa, 02/09/2009

Voltar