Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página


31/03/2017
Apresentação dos cabeças de lista da CDU à Marinha Grande - Intervenção de Sónia Colaço
Boa noite caros companheiros e amigos

Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», saudar desde já o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática, nossos parceiros na Coligação Democrática Unitária, saudar os candidatos que se apresentam, e ainda uma forte saudação a todos os presentes que, com o seu empenho e dedicação, ajudam a desenvolver o projeto político da CDU.
Estamos hoje aqui, no ato de apresentação dos cabeças de lista da CDU, às próximas eleições autárquicas na Marinha Grande.
São eleições que se revestem de um cariz muito importante, pela proximidade que o Poder Local permite na resolução dos problemas das suas populações. Recordar que passaram 40 anos sobre o Poder Local Democrático, que nos foi dado pelo 25 de Abril, magnífico momento histórico do nosso país, que nos permitiu grandes transformações na vida política, ambiental, social, económica e cultural. E que bem se recordou Abril no momento cultural que tivemos esta noite!
Ao longo deste tempo, a CDU tem tido um papel decisivo no processo de transformação da nossa sociedade, através do seu projeto autárquico, que também aqui na Marinha Grande tem dado bastantes provas do que é o seu Trabalho, caracterizado pela Honestidade e Competência dos seus eleitos locais, lema que nos orienta e define.
Através dos eleitos nas autarquias, a gestão da CDU tem uma marca que se distingue, pelo trabalho que é desenvolvido em prol das suas populações, na articulação com todos aqueles que defendem o Poder Local Democrático, dando respostas concretas aos desafios que são colocados.

No entanto, também ao longo destes 40 anos e principalmente durante o último Governo PSD/CDS, o Poder Local Democrático esteve sujeito a ataques na sua autonomia, pondo em causa as suas competências e atribuições. Pela imposição de algumas medidas, como a Lei das Finanças Locais, a Extinção de Freguesias, ou a Lei dos Compromissos, limitou-se a democracia participativa.
Referir ainda que é com apreensão que analisamos o que consta no pacote de descentralização que o Governo PS pretende implementar, pois transferir para as autarquias, sem os meios necessários, a responsabilidade das funções que cabem ao Estado Central, é um risco para o qual continuamos a exigir a criação das regiões administrativas assim como a garantir a defesa e valorização da autonomia do Poder Local Democrático.
A CDU sempre valorizou o Poder Local Democrático, pelo que mais uma vez se prepara para a próxima batalha eleitoral, confiante no trabalho que tem sido realizado, nas lutas que tem sabido combater e nos resultados conquistados.
Hoje inicia-se, com a apresentação dos cabeças de lista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Freguesia da cidade, a preparação para as eleições autárquicas no concelho da Marinha Grande. São pessoas com provas dadas, conhecem a sua terra e as suas gentes, têm-se dedicado a servi-las com determinação e empenho. Não estão sozinhos nesta tarefa, pois na CDU, existem mais mulheres, homens e jovens, com partido ou independentes, que defendem Abril e os direitos consagrados na Constituição de 1976, e estão dispostos a contribuir para o reforço da CDU.
Reforçar a CDU significa que teremos mais condições de defender os serviços públicos, como a Escola Pública de qualidade e inclusiva para todos, ou o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e permitam-me recordar a luta que tem sido desenvolvida pelos utentes da Marinha Grande, na exigência de mais médicos, mais enfermeiros e no correto funcionamento do seu Centro de Saúde e SAP de 24 horas, assim como nas extensões das freguesias da Moita e Vieira de Leiria.
Reforçar a CDU é ainda garantir a defesa do ambiente, dos recursos naturais como por exemplo os rios, e por isso uma breve referência aos problemas que afetam o rio Liz e que desagua na praia da Vieira, com consequências para quem ali vive e visita o local. Apostar na mobilidade suave criando mais ciclovias, é contribuir para a qualidade do ambiente, assim como exigir uma oferta de qualidade nos transportes públicos, nomeadamente continuar a defender a requalificação da Linha do Oeste, é assegurar o direito à mobilidade dos cidadãos.
A força da CDU resulta do verdadeiro envolvimento junto das populações, na apresentação de soluções e alternativas para o desenvolvimento local. Com um forte apoio na mobilização de cada um e demais amigos e companheiros, é possível acreditar no projeto que a CDU tem para realizar aqui no concelho e no país.
É com coragem e determinação, que a CDU avança para as próximas eleições autárquicas, contando com a ajuda de todos quanto queiram continuar a construir Abril.

Viva o Poder Local Democrático!
Viva a CDU!
Voltar