Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página


24/05/2017
Apresentação dos cabeças de lista da CDU ao concelho de Benavente - Intervenção de Sónia Colaço
Muito boa tarde caros companheiros e amigos,
É com muito gosto que estou aqui na apresentação da candidatura da CDU de Benavente, e em nome do Partido Ecologista Os Verdes saúdo em primeiro lugar os nossos parceiros de coligação, o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática. Uma saudação especial para os candidatos apresentados aos órgãos autárquicos do concelho, e que é estendida a todos os presentes, pois temos a sala repleta de homens e mulheres e jovens que com a sua presença enriquecem este momento e que acreditam na CDU e no seu projeto autárquico.

É um projeto que honra o Poder Local Democrático, deixado pelo 25 de abril, momento magnífico da nossa história que nos trouxe também a liberdade, de sonhar e de lutar por uma vida melhor e mais justa para todos. Um projeto que ao longo do tempo, tem tido um papel decisivo no processo de transformação da nossa sociedade através do trabalho que é desenvolvido pelos seus eleitos locais em prol das suas populações.

As autarquias CDU têm um historial que as distingue das restantes e quem vive e trabalha num concelho cuja gestão tem o carácter da CDU não me deixa mentir. Também aqui em Benavente, a CDU tem dado bastantes provas do que é o seu Trabalho, caracterizado pela Honestidade e Competência dos seus eleitos no Poder Local, que nos últimos anos, principalmente durante o último Governo PSD/CDS, tiveram o seu papel ainda mais limitado que foi bem explícito pelo testemunho deixado durante a intervenção anterior, pelos ataques à sua autonomia através da Lei das Finanças Locais ou da Lei dos Compromissos pondo em causa as suas competências e atribuições.
Mas os ataques e restrições não acabaram, e por isso é com apreensão que analisamos o que consta no pacote de descentralização que o Governo PS pretende implementar. Transferir para as autarquias, sem os meios necessários, a responsabilidade das funções que cabem ao Estado é um risco para o qual continuamos a exigir a criação das regiões administrativas assim como a garantir a defesa e valorização da autonomia do Poder Local Democrático.

A apresentação dos candidatos é um momento importante, pois ficamos desde já a conhecer os homens e mulheres que dão a cara pela CDU nas próximas eleições, e estão dispostos a servir a sua população com dedicação e entrega, caso lhes seja dada novamente essa oportunidade, tal como tem sido ao longo dos anos em Benavente, onde a confiança depositada pelo voto tem sido respeitada e concretizada através do cumprimento dos compromissos assumidos em cada momento.

Os candidatos hoje já apresentados e que são pessoas com provas dadas e bastante reconhecidas, pois têm-se dedicado a servir as suas populações com determinação e empenho, não estão sozinhos nesta tarefa tal como não estiveram nos outros anos. Estarão todos eles acompanhados por mais homens e mulheres, independentes ou não, que defendem Abril e os direitos consagrados na Constituição de 1976, e estão dispostos a contribuir para o reforço da CDU. Terão até ao dia 1 de outubro de ser uma força esclarecedora e motivadora, junto dos que estão descontentes e desiludidos, de forma a mostrar que há opções políticas que trazem mais desenvolvimento a Benavente, pela dinamização desportiva e cultural, económica e social.

Reforçar a CDU significa que teremos mais condições de defender os serviços públicos, como a Escola Pública de qualidade e inclusiva para todos, ou o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e permitam-me deixar uma nota sobre a luta que tem sido desenvolvida pela Comissão de Utentes de Benavente, que recentemente alertou para a situação na USF de Samora Correia, que se arrasta há anos. É uma Comissão que tem sido ativa quando se encerraram as extensões de saúde, exigente quando faltam médicos e enfermeiros, e tem conseguido ajudar a resolver as situações mais graves.
Reforçar a CDU é ainda garantir a defesa do ambiente, dos recursos naturais como por exemplo os rios e as ribeiras, e Benavente tem o privilégio de ter a ribeira de Santo Estevão, o rio Sorraia e o estuário do Rio Tejo, que são locais importantes para refúgio, nidificação e alimento de várias espécies de aves, mamíferos e outros animais. Tem também o montado, que deve ser valorizado como exemplo de uma floresta sustentável e autóctone, que preserva os solos e dá vida ao mundo rural, contribuindo, dessa forma, para combater a desertificação e consequente desordenamento do nosso território. Os montados são uma mais-valia para as populações locais, mas assumem também um papel importante para a economia nacional, em contraponto à instalação desregrada do eucalipto, flagelo que leva à redução da biodiversidade e de espécies endógenas, e que contribui de forma dramática para os incêndios no nosso país.

A força da CDU resulta do verdadeiro envolvimento junto das populações, na apresentação de soluções e alternativas para o desenvolvimento local. Com um forte apoio na mobilização de cada um e demais amigos e companheiros, é possível continuar a acreditar no projeto que a CDU tem para realizar aqui no concelho e no país.
É com coragem e determinação, que a CDU avança para as próximas eleições autárquicas, contando com a ajuda de todos quanto queiram continuar a construir Abril.

Viva o Poder Local Democrático!
Viva a CDU!
Voltar