Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página


10/07/2017
Apresentação dos cabeças de lista da CDU em Rio Maior - Intervenção de Sónia Colaço
Boa tarde caros companheiros e amigos

Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», permitam-me saudar desde já o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática, nossos parceiros na Coligação Democrática Unitária, saudar também os candidatos que se apresentam, mas com muita estima deixar uma forte saudação a todos os presentes que, com o seu empenho e dedicação, ajudam a desenvolver o projecto político da CDU.
No momento em que pelo país a CDU prepara e apresenta as suas candidaturas às próximas eleições autárquicas, estarmos hoje aqui, em Rio Maior, na apresentação dos cabeças de lista da CDU a este concelho só nos pode encher de orgulho e confiança.
Orgulho no projeto autárquico da CDU, que valoriza o Poder Local Democrático, uma conquista obtida pelo 25 de abril de 1974, esse magnífico momento histórico do nosso país, que nos permitiu grandes transformações na vida política, ambiental, social, económica e cultural. Foi uma conquista absolutamente decisiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para as dinâmicas locais e para o desenvolvimento do país.
No entanto, apesar da importância que representa para as populações e para a nossa democracia, o Poder Local tem sido objeto de constantes ataques, que aliás se acentuaram durante o último governo do PSD-CDS, como foi o processo de extinção de freguesias imposto durante esse período, e do qual o concelho de Rio Maior também foi vítima.
Podemos ainda referir o sucessivo incumprimento da Lei das Finanças Locais e a imposição da Lei dos Compromissos, que representaram graves limitações à gestão das autarquias, pondo em causa as suas competências e atribuições.
Confiança pois o projeto autárquico da CDU, cujos candidatos e eleitos têm no seu ADN a orientação pela máxima do Trabalho, da Honestidade e da Competência e que se comprometem e assumem estar ao serviço das populações, indo ao encontro dos seus desejos e anseios, tem uma marca própria que honra os valores de Abril.
As próximas eleições são importantes, não só pela oportunidade de cada um em envolver-se na construção de um projeto que ajude a desenvolver a sua terra mas pela força dada à CDU para que se mantenha como motor de reconquistas que têm sido obtidas neste quadro político atual.
Hoje inicia-se, com a apresentação dos cabeças de lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal assim como do Mandatário da candidatura, a preparação para as eleições autárquicas no concelho de Rio Maior. São homens e mulheres com provas dadas, conhecem a sua terra e as suas gentes, têm-se dedicado a servi-las com determinação e empenho. Não estão sozinhos nesta tarefa, pois na CDU, existem mais mulheres, homens e jovens, com partido ou independentes, que defendem Abril e os direitos consagrados na Constituição de 1976, e estão dispostos a contribuir para o reforço da CDU.
Reforçar a CDU significa que teremos mais condições de defender os serviços públicos, como a Escola Pública de qualidade e inclusiva, ou o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e permitam-me recordar e saudar a luta que tem sido desenvolvida pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Rio Maior, na exigência de mais médicos, mais enfermeiros e outros profissionais de saúde, ou no correto funcionamento do seu Centro de Saúde com os transportes devidamente assegurados para que as pessoas se possam deslocar ao serviço.
Reforçar a CDU é ainda garantir a defesa do ambiente, dos recursos naturais como por exemplo os rios, e aqui temos tido mais uma vez, a voz dos eleitos da CDU nas denúncias e alertas aos problemas de poluição que afetam o rio Maior, com as graves consequências para quem aqui vive e trabalha. Apostar na mobilidade suave criando mais ciclovias, é contribuir para a qualidade do ambiente, assim como exigir uma oferta de qualidade nos transportes públicos.
Em política não há inevitabilidades, mas sim opções, escolhas. E escolher votar na CDU nas próximas eleições, é reforçar as vozes de quem defende e luta por uma vida melhor para todos.
Com um forte apoio na mobilização que cada um de nós pode fazer até outubro e demais amigos e companheiros, é possível acreditar no projecto que a CDU tem para realizar aqui em Rio Maior, de modo a ser um lugar onde, para quem cá vive, apeteça ficar e para quem cá passa, apeteça voltar.
É com coragem e determinação, que a CDU avança para as próximas eleições autárquicas, contando com a ajuda de todos quanto queiram continuar a construir Abril, acreditando no futuro, pois como dizia o grandioso poeta Ary dos Santos,
“Isto vai meus amigos isto vai
o que é preciso é ter sempre presente
que o presente é um tempo que se vai
e o futuro é o tempo resistente”

Viva o Poder Local Democrático!
Viva a CDU!
Voltar