Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página


07/07/2017
Apresentação dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Lisboa - Intervenção de Cláudia Madeira
Boa tarde!

Em nome do Partido Ecologista Os Verdes saúdo os nossos parceiros na Coligação Democrática Unitária, o Partido Comunista Português, a Associação Intervenção Democrática e todos os independentes.

Saúdo também todos os candidatos, e todos os presentes que enriquecem esta apresentação pública e que acreditam na CDU e no seu projecto autárquico, e ainda todos os que, mandato após mandato, se têm dedicado à melhoria da qualidade de vida das populações.

Apresentamos hoje os primeiros candidatos à CML e à AML, conscientes da tarefa que temos pela frente, determinados a ultrapassar dificuldades e confiantes e empenhados no trabalho que queremos continuar.

São estes homens e mulheres que dão corpo a um projecto sério para a construção de uma cidade onde as pessoas possam viver, trabalhar e ser felizes. Esta é a cidade que juntos queremos ajudar a construir.

Este nosso trabalho colectivo não começa agora. É a continuidade do que temos feito desde sempre. Queremos continuar a dar voz às pessoas, quando muitos não as querem ouvir.

Na CDU ouvimos, partilhamos e discutimos soluções. É esta forma de estar e de agir que nos liga às populações, às suas lutas, que também são nossas. O trabalho autárquico só assim faz sentido!

Mas não dizemos isto hoje aqui porque é o que os lisboetas querem ouvir. Sabemos o que as pessoas precisam porque estamos em contacto permanente com as populações. Conhecemos os seus problemas e preocupações.

No dia 1 de Outubro os lisboetas podem escolher se querem transformar Lisboa numa cidade para todos ou se querem prolongar um ciclo que se traduz numa cidade entregue à especulação imobiliária e aos interesses privados, acessível apenas para alguns e que expulsa os moradores das suas casas.

Basta de uma cidade só para alguns. Lisboa não pode continuar a ser a cidade da total degradação dos transportes, dos problemas graves a nível da habitação, onde os preços dispararam, tornando-se proibitivos para grande parte da população e onde os bairros municipais estão esquecidos.

A CML não pode continuar a ser esvaziada de serviços municipais, enquanto o PS gasta milhões em contratos com privados como, por exemplo, para a gestão dos espaços verdes. Não podemos mais permitir uma Câmara que vende património imobiliário em vez de o usar a favor de políticas de habitação acessível, quando tantas famílias precisam, nem uma Câmara que dá luz verde à destruição dos hospitais da cidade porque a voz da especulação imobiliária fala mais alto. Ou que privatiza espaços desportivos e culturais, como o Pavilhão Carlos Lopes e o Capitólio e que entrega à gestão privada terrenos e equipamentos no Parque Florestal de Monsanto.

Podemos mesmo dizer que para o PS tudo na cidade é um negócio.

Mas há boas notícias. Lisboa e os lisboetas não estão condenados a nenhuma inevitabilidade. Com a CDU é possível um novo rumo para Lisboa!

Para quem ainda possa ter dúvidas, relembramos que na Área Metropolitana de Lisboa a CDU é a primeira força no plano autárquico. Aqui no concelho de Lisboa, também é possível!

Em vez de uma cidade só para alguns, defendemos uma cidade para todos.
Uma cidade que crie emprego, que respeite e valorize os trabalhadores e os moradores. Que abra portas a quem cá quer viver e não consegue. Que defenda o interesse público e que combata as desigualdades. Uma cidade para os mais novos e para os mais velhos. Para todos! Que resolva os problemas da habitação. Que dê a atenção que os bairros municipais precisam. Que promova uma política ambiental sustentável. Que aposte no transporte público de qualidade, dando resposta às necessidades das pessoas. Que promova serviços públicos de qualidade e de proximidade e que promova uma política cultural e desportiva para todos. Uma cidade que respeite e trate bem as pessoas.

Essa outra Lisboa é possível! Para isso, precisamos de todas e todos os que se identificam com os valores desta candidatura para chegarmos às pessoas, para lhes devolvermos a esperança numa vida melhor e criar oportunidades para que isso se concretize.

Esta nossa candidatura é para ser partilhada e enriquecida por todos aqueles que, como nós, querem uma mudança, independentemente das opções que tenham feito noutras eleições. Na CDU há espaço para todos os que anseiam por uma mudança.

O voto nos candidatos e no projecto da CDU é o voto que permite quebrar um ciclo de mais do mesmo.

O que move este colectivo é a defesa da qualidade de vida das populações e não qualquer interesse pessoal. Tanto a nível nacional como autárquico somos uma força de transformação e as pessoas sabem que podem contar connosco.

Não é um desafio fácil, mas temos propostas, temos soluções. Temos candidatos e um projecto dedicados e preocupados com as pessoas.

É por tudo isto que avançamos com muita determinação e confiança.

Viva Lisboa!
Viva a CDU!
Voltar