Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
Comício de Apresentação da Lista da CDU pelo Círculo de Leiria - Intervenção de Tânia Simões

Alvaiázere, 15 de Maio de 2011

 
Boa tarde,
Primeiro gostaria de agradecer a todos a vossa presença.
A democracia só funciona se a população estiver civicamente envolvida. É nesta base que integro a lista da CDU como candidata dos Verdes. Diversas foram as razões para o fazer, de entre elas a vontade de ajudar o povo de Leiria a ser ouvido no Assembleia da Republica e por estarmos a viver momentos difíceis com graves consequências para o nosso futuro.
Acredito, que hoje, as pessoas estão mais envolvidas e que sabem o que querem dos próximos governantes. Querem governantes que tenham soluções reais para podermos enfrentar o futuro e que estejam atentos às necessidades da população. 
Nos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria, a situação caracteriza-se pela perda generalizada do poder de compra, pelo encerramento das empresas e consequente aumento de desemprego, levando a que os jovens procurem fazer face à vida fora das suas terras, muitas vezes além fronteiras, onde são colocados perante situações de autêntica escravatura.
As políticas que levaram à destruição do sector produtivo são também a principal causa do elevado desemprego e da crise económica que atravessamos. Opções que progressivamente foram desmantelando o sector produtivo, da indústria, da agricultura, das pescas, precarizando cada vez mais o emprego, a saúde e a educação e que deram corpo à privatização de sectores chave da economia.
Assim sendo, penso que no centro da nossa agenda política devem estar:
- A nível ambiental: garantir uma rede de saneamento em todo o território (, evitando assim descargas de resíduos orgânicos nos cursos de água); problemas causados pela pedreira nas habitações; estimular o re-florestamento com árvores endógenas.
- O desinteresse económico nas zonas rurais e não litorais. Aumentar e melhorar o sector primário mas também fomentar o desenvolvimento e fixação de indústria no distrito.
- A comunicação, quero eu dizer com isto, melhorar/criar vias de comunicação tanto a nível rodoviário como ferroviário, fomentar o uso de transportes alternativos para pequenos e longo curso e melhorar as redes de comunicação móvel (telemóveis e internet) nos centros menos populacionais.
-Apostar Local, isto é, no poder local, a produção local, no consumir local. De modo a gerar riqueza e desenvolvimento.
-Desenvolver turismo rural de baixo custo em harmonia com a população e a cultura da zona.
Todos estes pontos enumerados, entre outros, são possíveis, desmentindo o que outros partidos dizem. É possível com o envolvimento e a ajuda das pessoas, numa união de forças e ideias entre povo e representantes. 
A CDU apresenta-se a estas eleições de consciência tranquila pelo papel que tem desempenhado na defesa dos interesses do país. A CDU propõe a construção de uma nova política, uma política verdadeiramente de esquerda, porque há outra saída e há que dizer não à resignação.
Vamos trabalhar para que Leiria tenha uma voz da CDU na Assembleia da República!

Voltar