|
29/04/2011 |
Comício de Apresentação da Lista da CDU pelo Círculo de Viana do Castelo - Intervenção de Celina Sousa |
|
Boa noite companheiros.
Quero antes de mais agradecer a vossa presença aqui hoje. A vossa presença mostra-nos que no distrito de Viana do Castelo a CDU tem muita força e que é possível acreditar numa mudança, é possível acreditar na eleição da Ilda Figueiredo para a Assembleia da República.
Nas últimas semana temos assistido ao jogo do empurra, o PS empurra a culpa da actual situação para o PSD, por não ter aprovado o PEC4. Por sua vez o PSD empurra a culpa para o PS enquanto governo, por ter conduzido o país para a actual situação. Mas não sejamos ingénuos, a culpa é do PS, do PSD e do CDS, que nos últimos anos levaram o país à ruina com políticas de subjugação a interesses económicos, provocando a redução da qualidade de vida dos portugueses einstigando desigualdades sociais e desemprego.
Não se pense que o FMI nos vai ajudar, pois os juros que cobram são altíssimos, as medidas que impõe são socialmente devastadoras para os portugueses e não garantem qualquer tipo de estabilidade. Vejamos o caso da Grécia que recebeu a intervenção do FMI e está actualmente a pagar jurosna ordem dos 25%.
Agora já andam a falar com um ar de patriotismo da necessidade do PS e PSD unirem forças para ajudar o país, mas o que estão a tentar fazer na realidade é a salvaguardar a suaposição para o caso de uns ou outros não vencerem ou de não alcançarem a maioria absoluta.
O país está arrasado e infelizmente Viana do Castelo não é excepção.
O distrito de Viana do Castelo tem uma riqueza ambiental incomparável, mas infelizmente não está a ser aproveitada, pelo contrário essa riqueza arde durante o verão oué destruída durante todo o ano.
É indispensável lutar pela defesa das florestas e por um ordenamento e gestão florestal e gestão que promova a função ecológica, social e económica da floresta, prevenindo os incêndios florestais e promovendo a criação de emprego.
É fundamental uma gestão pública da água.A água não pode ser encarada como uma mercadoria, mas sim como um direito que não pode ser privatizado. Assim como é preciso combater a poluição dos nossos rios e da costa, assegurando um funcionamento eficaz das ETAT’s.
É também necessário dispensar atenção à gestão dos aterros, pois os que existem no distrito já ultrapassaram o tempo de funcionamento previsto.
É ainda importante recusar o cultivo dos Organismos Geneticamente Modificados na nossa região e apostar nas espécies autóctones, pois foram elas que evoluíram por milhares de anos para se adaptarem à nossa região.
Mas não é apenas em termos ambientais que Viana precisa de mudança. Temos assistido no nosso distrito a uma política de desinvestimentos, desinveste-se na saúde ao fechar urgências, desinveste-se na educação ao fechar escolas, desinveste-se nos transportes públicos ao suprimir rotas, desinveste-se na economia ao permitir o despedimento de centenas de trabalhadores.As pequenas localidades estão a ficar desertas, os jovens têm que sair para apostar na sua educação ou para poderem encontrar um emprego, deixando para trás uma população envelhecida, com cada vez menos recursos.
Mas podemos agradecer ao governo, que decidiu investir alguma coisa em Viana do Castelo…. E vejam só, investiu em portagens!No sector do comércio e serviços já foi apresentada uma quebra no volume de negócios de cerca de 50% em Viana do Castelo. No sector da hotelaria e restauração, foram registadas perdas de 57%. Só porque o PS e o PSD resolveram bater o pé, nós é que vamos pagar a factura, ou melhor nós é que vamos pagar as portagens e vamos ver desaparecer muitos postos de trabalho.E como se não fosse suficiente o Governo estava prestes a implementar portagens no restante troço da A28 e também na A27, foram travados apenas pelo clima pré eleitoral e pela política de caça ao voto.
O caminho no nosso distrito tem de ser investir e não desinvestir, para potencializar o desenvolvimento económico, a criação de emprego, a construção da Escola Pública, a defesa do Serviço Nacional de Saúdee o desenvolvimento sustentável e só uma política verdadeiramente de esquerda e uma política ambientalmente responsável pode desencadear esta mudança.
Viva a CDU,
Viva Viana do Castelo
Viva Portugal