Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
13/11/2017
Conclusões da Reunião da Ecolojovem
A Ecolojovem reuniu no passado dia 11 de Novembro no Porto, com o objectivo de debater temáticas relacionadas com a juventude e com o ambiente no contexto actual.
De entre os temas debatidos, a Ecolojovem realça os seguintes tópicos:
Associativismo Jovem
A Ecolojovem entende que são cada vez mais os entraves colocados ao associativismo jovem, sobretudo através da burocratização dos processos, o que faz com que a maioria dos jovens se afastem da intervenção cívica nas associações. Por outro lado, são diversas as queixas que a Ecolojovem tem recebido relativamente à formação de associações de estudantes no ensino secundário que colocam em causa a democracia destes órgãos. De entre os quais podemos destacar a influência dos órgãos directivos das escolas nos processos de campanha eleitoral, bem como nos processos de influência sobre determinadas listas concorrentes em detrimento de outras.
A Ecolojovem entende que é necessário tomar acção relativamente a estas matérias e garantir que os processos democráticos que aos jovens dizem respeito, devam ser por estes decididos.
Refeições Escolares
Após as últimas notícias relativamente à qualidade e à integridade das refeições servidas nas cantinas escolares e considerando as diversas queixas que ao longo dos anos a Ecolojovem tem recebido relativamente a esta matéria, os jovens ecologistas consideram que é necessário tomar acção urgente de revisão das políticas de alimentação escolar, uma vez que estamos a falar da segurança alimentar de milhares de jovens no nosso país.
Por outro lado, a Ecolojovem considera injustificável que aqueles que tentam divulgar e combater o problema sejam posteriormente castigados como forma de silenciamento e utilizando a arma do medo para garantir que não existam repercussões a nível nacional.
Educação Sexual
A Ecolojovem considera que a educação sexual continua a não ter expressão no ensino no nosso país, apesar da legislação e do comprometimento dos agentes educativos em debater estas matérias.
Acreditamos que é através da educação que se constrói uma sociedade justa e equitativa e que a Educação Sexual é um direito para todos os jovens, pois permite que estes esclareçam muitas dúvidas junto de técnicos especializados e garantindo, assim, a sua segurança sexual.
Incêndios Florestais
Os jovens ecologistas consideram gravoso que após a tragédia de Pedrógão Grande em Junho deste ano, a mesma desgraça se tenha vindo a sentir escassos meses depois. É do nosso entender que isto espelha uma política que não está comprometida na resolução dos problemas da floresta portuguesa, embora os avisos que os Verdes têm deixado ao longo dos últimos anos relativamente às questões da floresta.
A Ecolojovem solidariza-se com todas as vítimas dos incêndios e seus familiares, bem como com todos os bombeiros e agentes da protecção civil que tomaram parte no combate a estas tragédias.
Seca e Alterações Climáticas
A situação das alterações climáticas preocupa cada vez mais os jovens ecologistas, uma vez que neste momento coloca em causa a vida de diversos seres no nosso país, inlcuíndo pessoas.
A seca que se faz sentir neste momento afecta duramente a agricultura, as aves migratórias, a recuperação de terrenos ardidos, a climatização do país e coloca em causa a capacidade das reservas de água potável, podendo dar origem a fortes problemas económicos e sociais.
A Ecolojovem considera que é necessário e urgente sensibilizar as populações e os agentes políticos para estas questões. É necessário que o Governo tome acção rápida e concreta na resolução destas situações.

Acreditamos que neste momento a prioridade é a reflorestação das áreas ardidas com fauna autóctone que permita a absorção de CO2, a emissão de oxigénio e a regularização da climatização típica portuguesa.
Voltar