|
24/03/2016 |
Dia do Estudante - 24 de Março |
|
"A 25 de Novembro de 1961, uma manifestação de estudantes pelo fim da Guerra Colonial e pelo fim do Regime Fascista resultou em centenas de estudantes presos e agredidos. O movimento de jovens que pretendia uma mudança para um Portugal democrático, que lutava contra o Regime Salazarista e pelo fim da Guerra Colonial foi crescendo, levando milhares de jovens a manifestarem-se por todo o país durante os anos de 1961, 1962 e até à Revolução de Abril de 74. Sempre perseguidos pela violência da polícia política, desde as prisões às torturas, os estudantes não se deixaram calar: em 1962, no primeiro Encontro de Associações de Estudantes, aprovou-se que o dia 24 de Março seria um dia de luta nacional, bem como uma comemoração do dia do estudante."
A Ecolojovem – “Os Verdes” não pode deixar de assinalar este dia atendendo que o último governo (PSD/CDS) foi dos governos que efetuou mais cortes na educação e na investigação, obrigando jovens a desistir dos estudos por não terem hipótese de suportar os encargos com estes. No ano em que se celebram 40 anos de Constituição é necessário afirmar que todos têm direito à educação.
Os jovens ecologistas irão sempre batalhar pelo princípio da universalidade e gratuitidade do ensino, em todos os seus graus, garantido, deste modo, a igualdade de oportunidade para todos.
É necessário fazer entender que a educação é o veículo fundamental de desenvolvimento da sociedade e que deve estar assegurada a todas as crianças e jovens.
Assim, a Ecolojovem saúda todos os jovens que diariamente lutam em defesa do seu direito à educação.
Viva os Estudantes!
Viva a Juventude!