Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
22/05/2017
Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se a 22 de Maio. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas, com o objectivo de consciencializar e sensibilizar para as questões da biodiversidade e da perda de biodiversidade no planeta.

Não é ainda totalmente conhecida a quantidade de espécies de fauna e flora existentes no mundo, considerando-se que existem cerca de 1 bilião de espécies por identificar.

Manter o equilíbrio do planeta, e a sua saúde, é manter estas espécies. O planeta vive em equilíbrio com todas as espécies que engloba no ecossistema Terra, em que todas desempenham um papel fundamental para manter este ecossistema como o conhecemos nos dias de hoje.

É, por isso, necessário alertar para os riscos da perda de biodiversidade que nos afetam, igualmente a nós, seres humanos. É importante frisar a importância da luta pela manutenção da biodiversidade e a manutenção do nosso planeta, de forma a garantir a vivência de todas as espécies em paz e cooperação.

Nos últimos anos foi possível termos acesso a notícias chocantes da morte de lobos ibéricos após a sua libertação no habitat. É importante reflectir sobre a importância desta espécie e a forma como o ser humano trata o seu planeta. É, ainda, importante reflectir a forma como as nossas actividades diárias prejudicam os restantes seres, ou a forma como contribuímos para a perda da biodiversidade através de fogos florestais, cheias ou desabamentos de terras. Através da plantação de espécies exóticas em habitats onde estas não pertencem influenciando a sua sobrevivência e a sobrevivência de outras espécies que dependem desses habitats.

Por isso, os jovens ecologistas assinalam este dia pedindo a todos que reflictam sobre as suas actividades e sobre de que forma podem contribuir para um mundo mais sustentável.

A Ecolojovem continuará na luta por um Ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado!

Voltar