Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
12/08/2015
Dia Internacional da Juventude - Ecolojovem – «Os Verdes» exige uma juventude com direitos!
O dia Internacional da Juventude é celebrado hoje, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude reunida em Lisboa entre 8 e 12 de Agosto de 1998.

A juventude pelas suas características etárias é uma geração capaz de impulsionar, transformar, modernizar e alterar o pensamento, dando origem a novas ideias, conceitos e projectos. Por estas e outras razões, os jovens são fulcrais numa sociedade que ser quer desenvolvida e sustentável.

No contexto nacional, a juventude tem e teve sempre um papel importante em diversas áreas com destaque para a intervenção cívica, o desporto, a dinamização cultural, a investigação científica, entre outros.

No entanto, nos últimos anos Portugal tem vindo a assistir a uma tomada de decisões políticas e ideológicas que muito contribuem para a destruição da qualidade de vida das populações, sendo que a juventude é uma das faixas etárias mais afectadas.

Os jovens no nosso país têm-se deparado com elevados níveis de desemprego, ou quando têm emprego, altos níveis de precariedade com salários baixos, más condições de trabalho e horários incompatíveis com a vida pessoal. Muitos destes jovens vêm-se obrigados a emigrar porque não há trabalho nas suas áreas de formação ou o trabalho que existe é mal remunerado ou não oferece boas condições físicas e/ou psicológicas, ou não oferece horário compatível com a vida pessoal.

Assim, em Portugal, torna-se impossível alcançar a emancipação e iniciar família, vida pessoal, ou carreira, tendo consequências visíveis como os altos números da emigração, ou os baixos números de natalidade.
Além da situação de desemprego, são cada vez mais os jovens que têm que abandonar os estudos por falta de formas de financiamento, como, por exemplo, falta de bolsas de estudo.

A estes factores junta-se ainda o desinvestimento na cultura, que não permite a construção completa do ser humano em termos intelectuais, a falta de apoios ao desporto, importante no desenvolvimento de diversas capacidades físicas e motoras nos jovens, bem como o combate a problemas de saúde como a obesidade, a falta de apoios ao associativismo, os cortes na saúde entre muitas outras políticas que agravam os problemas sociais e económicas dos jovens.

Assim, a Ecolojovem - «Os Verdes» exige, neste dia Internacional da Juventude, direitos para a juventude portuguesa e saúda todos os jovens que diariamente lutam por uma sociedade mais justa, por políticas de enriquecimento das populações e por uma vida digna e emancipada.

VIVA A JUVENTUDE!
Voltar