Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
27/01/2017
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Holocausto refere-se ao período durante a II Guerra Mundial em que milhares de pessoas foram assassinadas com base nas suas crenças religiosas, políticas e ideológicas pelo regime nazi comandado por Hitler.

Para a Humanidade este período ficou para sempre na memória colectiva como um dos maiores atentados às liberdades humanas. Durante este período judeus, ciganos, homossexuais, comunistas, entre outros foram perseguidos, torturados, presos, colocados em campos de concentração com péssimas condições de vida e obrigados a exercer trabalho forçado, sendo que muitos destes acabaram mortos por razões de saúde ou assassinados pelo regime fascista das mais diversas formas.

Assim, o dia 27 de Janeiro, foi consagrado como o dia em memória daqueles que sofreram nas mãos de um regime que deu origem à II Guerra Mundial.

É de lembrar que muitas destas vítimas são também heróis que suportaram, resistiram e lutaram contra injustiças, em defesa dos direitos dos Homens e em defesa da liberdade contra um regime opressor.

No entanto, não podemos acreditar que o nazismo ou o fascismo terminaram no dia 2 e Setembro de 1945 (data oficial do fim da II Guerra Mundial). Por todo o mundo é ainda possível observar tais injustiças e mesmo na Europa, é possível verificar os avanços da extrema-direita com discursos xenófobos, racistas que promovem a violência e a ingerência noutros povos com os mais diversos interesses.

Assim, a Ecolojovem não deixa passar este dia, não só relembrando e saudando todas as vítimas, como alertando para todos os conflitos que nos dias de hoje acontecem e lembrando todos aqueles que são vítimas de regimes fascistas e totalitários no mundo, onde os seus direitos e as suas liberdades não estão consagrados.

A Ecolojovem é uma organização que pugna pela Paz, soberania e cooperação entre os povos e como tal, condena todos os atentados a estes valores.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Voltar