Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
28/03/2016
Dia Nacional da Juventude - 28 de Março
"No dia 28 de Março de 1947, juntaram-se centenas de jovens num acampamento organizado pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil) em Bela Mandil, no Algarve. Nesse dia, tal como já tinha acontecido noutras vezes e a outros antifascistas, foram reprimidos de forma violenta pela PIDE. Foi a luta destes jovens e de todo o povo do nosso País que levou, após anos de resistência, à Revolução de Abril e às conquistas que ela nos trouxe. Este dia passou a ser comemorado em Portugal por estar associado à luta da juventude, mesmo nas piores condições de repressão, por uma vida melhor dentro do nosso país."

 

Nos dias que correm, podemos não viver num regime ditatorial e fascista, mas são, ainda, muitas as razões pelas quais os jovens devem lutar e elevar a sua voz e ação.

 

As políticas levadas a cabo com o intuito de favorecer os grandes grupos económicos, aumentando as assimetrias e o desrespeito, promovendo a precariedade laboral, os baixos salários e as dificuldades económicas, são razão mais do que suficiente para que a juventude em Portugal tenha um papel ativo na reivindicação de direitos e liberdades.

 

Subjugados ao poder económico ficam também o Ambiente e a Natureza. Numa visão de que "vale a pena se der lucro" são muitos os desinvestimentos feitos nesta área, levando a uma saturação dos recursos naturais com drásticas consequências para o equilíbrio do planeta e para a saúde.

 

Os jovens ecologistas, hoje e sempre, estão presentes na batalha por uma vida digna. Por isso, dia 31 de Março iremos associar-nos à Manifestação da Interjovem: Exigimos Estabilidade! Basta de Precariedade!

 

Associamo-nos a esta manifestação porque mais do que nunca urge lutar por condições dignas laborais que permitam a emancipação e pleno usufruto da vida.

 

Viva a Juventude!

 

Viva o Dia Nacional da Juventude!

Voltar