No âmbito da Conferência Verde sobre Alterações Climáticas e a Presidência da UE, organizada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” em conjunto com o Grupo Verde no Parlamento Europeu, a Ecolojovem-«Os Verdes» - Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, organizou uma acção de rua, no Largo do Chiado, para assinalar “O Dia Sem Carros”, que se comemorou no passado dia 22 de Setembro.
Esta iniciativa promovida juntamente com a Federação de Jovens Verdes Europeus (FYEG), consistiu num combate “corpo a corpo” entre o Planeta Terra e os Transportes Poluentes, com o objectivo de alertar para a necessidade cada vez mais urgente de uma vez por todas suprimir o transporte individual, e optar por uma mobilidade sustentável, através dos transportes públicos, de bicicleta ou mesmo a pé.
Esta acção contou com a presença de vários militantes e jovens activistas do Partido Ecologista “Os Verdes”, bem como do Deputado do Grupo Verde Europeu, Michael Cramer, que no seu discurso alertou para a importância de uma mudança de atitude de todos nós e de uma vez por todas acordar para as alterações climáticas, referindo também que o sector dos Transportes é o que polui mais, e o que emite mais quantidade de CO2 para a atmosfera, sendo também aquele que menos evoluiu em termos de investimentos para uma melhor sustentabilidade.
Alertou também para o esforço que cada um de nós deve fazer no seu dia-a-dia para que as futuras gerações possam também elas ter direito a usufruir de todas as condições para satisfazerem as suas necessidades.
Celso Ferreira, da Comissão Executiva Nacional da Ecolojovem - «Os Verdes», referiu no seu discurso a Campanha Stop às Alterações Climáticas que o Partido Ecologista “Os Verdes” levou a todo o país, incluindo as Ilhas, e que igualmente contou com a participação de muitos militantes e jovens activistas verdes espalhados por todo o país.
Chamou ainda a atenção para a falta de atitude do(s) Governo(s) que absolutamente nada têm feito para inverter a situação no que concerne ao não investimento nos transportes públicos, aumentam-se os preços dos bilhetes, frotas completamente obsoletas e encerram-se linhas ferroviárias que para além de representarem um transporte menos poluente é vital para populações que não têm alternativa para se deslocarem.
Findos os discursos, deu-se início ao renhido combate, onde a Terra acabaria por vencer, ainda que com alguma dificuldade, os Transportes.
Após o combate, fez-se um jogo interagindo com as pessoas que iam passando no Largo do Chiado, que consistiu em colocar algumas perguntas do jogo “A Grande Pedalada”, o qual era depois oferecido, a quem desse as respostas correctas.
A Ecolojovem - “Os Verdes” considera que esta iniciativa se reveste de extrema importância, no sentido de alertar as pessoas que a mudança de atitudes é urgente e crucial, para que as alterações climáticas não continuem a ocorrer à escala e dimensões que se conhecem actualmente.
A Ecolojovem - “Os Verdes” irá
|