Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
29/10/2013
Ecolojovem - «Os Verdes» reuniu em Lisboa e analisou situação eco-política

No último Sábado, dia 26 de Outubro, a Ecolojovem - «Os Verdes», juventude do Partido Ecologista «Os Verdes», esteve reunida em Lisboa, para debater as várias questões que afetam hoje a juventude. Os jovens ecologistas analisaram a situação eco-política e destacam os seguintes pontos:

Orçamento de Estado para 2014:
Ao longo dos meses os ataques aos direitos dos jovens e da generalidade dos portugueses têm-se multiplicado e o Orçamento de Estado para 2014 vem agravar essa situação. É um Orçamento que representa mais cortes, mais desemprego e precariedade, assim como a destruição de serviços públicos como a educação, a saúde e a segurança social, entre outros e que agrava as desigualdades. Este Orçamento vai trazer ainda mais miséria e pobreza e destruir a vida de milhares de jovens que veem a sua vida arrasada. Numa altura em que o desemprego jovem continua com níveis altíssimos, este orçamento nada prevê fazer para contrariar esta situação. As medidas inscritas no Orçamento representam uma machadada nos direitos e na qualidade de vida dos jovens, com consequências gravíssimas devido ao desinvestimento em diversas áreas: na cultura, no desporto, no ensino, na investigação, entre outras.

Ensino:
O início deste ano letivo ficou marcado pela falta de condições materiais e humanas e pelo agravamento de problemas que nunca foram resolvidos: Milhares de professores e funcionários foram afastados das escolas, as turmas estão sobrelotadas, muitas escolas não têm condições mínimas para funcionarem, o apoio para alunos com necessidades especiais foi reduzido ou nem sequer está a funcionar e as situações criadas com o corte dos passes escolares e a redução da Ação Social Escolar estão a agravar-se. Há ainda estabelecimentos de ensino que estando impedidos de efetuar novas contratações de pessoal se veem obrigados a privatizar serviços para poderem funcionar dentro da normalidade. Ainda na discussão deste ponto, a Ecolojovem manifesta a sua preocupação com o desinvestimento que tem vindo a ser feito na área da investigação. A área do ensino será uma das grandes afetadas pelos cortes previstos no Orçamento de Estado, colocando em causa o direito ao ensino público

Ambiente:
Também nesta área, o Orçamento de Estado apresenta cortes, como por exemplo no Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e no Fundo Florestal Permanente, o que demonstra a completa desresponsabilização do Estado relativamente às suas funções. Mais uma vez se comprova que o ambiente é, para este governo, o parente pobre da política e que apenas faz algo a nível ambiental quando isso representa uma fonte de receita, não havendo a mínima preocupação com a qualidade de vida e apenas insiste na precarização dos padrões ambientais, razão pela qual as questões ambientais são apresentadas de uma forma genérica e abstrata.

Autárquicas:
A Ecolojovem fez um balanço muito positivo dos resultados da CDU nas eleições autárquicas de 29 de Setembro, destacando o importante papel da Juventude CDU e da Ecolojovem, e de todos os jovens candidatos e membros que participaram na campanha eleitoral.

Ações futuras:
Como reforço da intervenção e da luta dos jovens ecologistas em defesa de uma sociedade mais justa e sustentável, a Ecolojovem irá, nos próximos tempos, desenvolver diversas ações nacionais e locais, em defesa da educação, da água pública e dos direitos dos jovens, destacando-se iniciativas no âmbito da comemoração do 25º aniversário da Ecolojovem, a celebrar em Fevereiro de 2014, com o objetivo de apresentar alternativas às medidas do Governo, que não conseguem trazer a mudança que o país precisa.
Voltar