Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
22/11/2012
Ecolojovem - «Os Verdes» solidária com estudantes do ensino superior

A Ecolojovem - «Os Verdes» participou hoje, dia 22 de Novembro, na marcha de protesto de estudantes do Ensino Superior, entre o  Marquês de Pombal e a Assembleia da República, contra os cortes no sector previstos no Orçamento do Estado para 2013.

A Ecolojovem considera que, com as medidas que o Governo tem promovido, é impossível termos um ensino público, gratuito, universal e de qualidade como estabelece a Constituição da República Portuguesa.

Os custos de frequência do Ensino Superior são cada vez mais incomportáveis para os estudantes e para as suas famílias. As propinas continuam a aumentar o que, associado ao agravamento do custo de vida e às dificuldades cada vez maiores, tem levado a um enorme aumento do abandono escolar.
A Ação Social é insuficiente e os cortes nas bolsas de estudo, a par de um regulamento de Atribuição de Bolsas injusto, põem em cauda o direito ao ensino, pois só estuda quem tem possibilidade de pagar os custos elevados do ensino.

Por outro lado, aumenta o número de alunos com empréstimos bancários para estudar, iniciando a vida profissional com um grande encargo financeiro perante a banca, o que favorece apenas os seus interesses comerciais, à custa do endividamento das famílias mais desfavorecidas.

Outra contestação dos estudantes, partilhada pelos jovens ecologistas, foi o corte do passe escolar. O desconto generalizado nestes passes garantia a mobilidade dos estudantes e era, para muitos, um apoio indispensável e a única forma que lhes permitia frequentar o ensino.

A Ecolojovem - «Os Verdes» manifesta o seu total apoio e solidariedade para com os estudantes que reivindicam reais políticas de investimento no Ensino Superior e um sistema mais justo e democrático.

Voltar