Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
13/09/2015
Intervenção de Cláudia Madeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, no almoço comício de Torres Vedras
Boa tarde
amigos e companheiros

As primeiras palavras são naturalmente para vos saudar a todos, em nome do Partido Ecologista Os Verdes, e saudar os nossos parceiros de coligação, o Partido Comunista Português, a Associação Intervenção Democrática e todos os cidadãos independentes que dão corpo à CDU.  

Não podia deixar de saudar também todos os candidatos e todos os activistas da CDU que, pelo país fora, contribuem para o reforço deste projecto de luta, de esperança e de mudança.

Uma saudação especial também a todos os amigos que ajudaram na elaboração deste nosso almoço-convívio.

Aproximamo-nos do dia 4 de Outubro, dia em que vamos votar para eleger deputados para a Assembleia da República. Deputados que têm o dever de defender as populações, de trabalhar para o bem-estar colectivo e para o desenvolvimento sustentável do país.

E não podemos deixar de fazer uma análise do que têm sido os últimos anos.
Os sacrifícios que foram impostos não serviram para reduzir a dívida que, afinal, não pára de aumentar, os portugueses trabalham mais e ganham menos, o desemprego, a precariedade e a pobreza alastram, os serviços públicos encerram, o Governo privatiza tudo o que apanha e as pessoas abandonam o país porque PSD e CDS optam por favorecer uns quantos grandes grupos económicos.
O ambiente apenas é uma prioridade quando é fonte de lucro, o que Os Verdes rejeitam fortemente.

Amigos e Companheiros,
Foram 4 anos repletos de mentiras. Prometeram não aumentar impostos nem tocar nos subsídios. Afinal foi a primeira medida deste Governo.
Também dizem que não há dinheiro, mas afinal até concedem um perdão fiscal ao Novo Banco no valor de milhões e milhões de euros. Não havia dinheiro, mas o dinheiro apareceu sempre que a banca precisou.

Isto é ou não é brincar com a vida das pessoas?

O país está mal e os responsáveis são PSD e CDS, e também PS que não se consegue demarcar das políticas que destroem o país. E agora andam por aí como se nada tivessem a ver com isto. Como se tivessem caído de pára-quedas no meio de um país arruinado, prometendo o que, no fundo, nunca quiseram cumprir.

O PS agora bem pode dizer que está contra contra a taxa de 23% do IVA na restauração, mas absteve-se quando a direita apresentou a proposta. Pode dizer-se contra as privatizações, mas o seu PEC 4 previa a privatização dos CTT. Parece ser contra a privatização da TAP, mas antes, quando estava no Governo, tentou vendê-la à Swissair.

Em tudo, tudo, o que veio prejudicar a vida dos portugueses, o PS esteve na fila da frente, de mãos dadas com o PSD e CDS.

E não precisamos ir muito longe. Estamos aqui na Região do Oeste, uma região com enormes potencialidades e com um peso importante nas actividades produtivas nacionais, e não podemos esquecer os problemas que enfrentam as pequenas e médias empresas e as explorações agrícolas por causa das políticas destrutivas e da falta de investimento público.

É preciso pôr o país a produzir, mas destruir e empobrecer têm sido as palavras de ordem de PSD/CDS, sempre com a mão do PS.

Andam a dizer que agora sim, agora é que as coisas se resolvem. Mas a vida das pessoas não vai melhorar enquanto não houver uma ruptura a sério com as políticas que destroem tudo à nossa volta. E essa ruptura é com a CDU!

A CDU tem propostas e soluções para o país, que respondem às necessidades da generalidade das pessoas. E é possível!

Desde logo, defendemos a renegociação da dívida, pôr fim à austeridade, promover a justiça social e o emprego com direitos, defender os serviços públicos, a sustentabilidade ambiental e a nossa soberania.

É urgente renegociar a dívida, nos seus montantes, juros e prazos, porque, da forma como está estruturada, não é sustentável. Só assim será possível ter uma folga na economia para criar investimento e emprego.

Amigos,
As eleições do próximo dia 4 de Outubro podem e devem ser o momento da ruptura. O momento de dizer basta a estas políticas!

O reforço da CDU é a única forma possível para construir um futuro mais justo, ambientalmente equilibrado, e em sintonia com os valores de Abril.

Vamos continuar a esclarecer e a mobilizar as pessoas para usarem o poder que têm nas suas mãos, através do voto, para escolherem o que querem para o país e para as suas vidas.

Vamos continuar a mostrar às pessoas que há esperança e que a alternativa existe e que está a crescer. E essa esperança, essa alternativa está aqui, na CDU!

Quanto mais força e mais deputados tiver a CDU, melhor será este país e a vida de todos os que cá vivem.

E este é o voto mais útil que pode existir: é votar em quem faz da política um meio para defender o país, para defender o meio ambiente, para valorizar as pessoas e para promover o bem-estar de todos.

Os Verdes e a CDU estiveram sempre do lado certo, do lado das populações, e por isso afirmamos com toda a clareza, que apresentamos aos eleitores um património rico em trabalho, em propostas e em acção.

Os Verdes e a CDU têm a força e a alegria de quem luta por uma vida melhor, temos a força do povo e sabemos que juntos vamos conseguir fazer crescer e avançar a CDU.

VIVA A CDU!
Voltar