Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
23/05/2015
Intervenção de Manuela Cunha, membro da Comissão Executiva do PEV, proferida no almoço da CDU em Ponte de Sôr
Dados da OCDE divulgados há poucos dias retratam um Portugal mais Pobre e mais desigual. Portugal atinge a taxa de pobreza mais elevada dos últimos 30 anos.

Não precisávamos da OCDE para ter conhecimento desta situação. Todos os que aqui estão sentem diretamente nas suas vidas as dificuldades resultantes da austeridade, têm familiares ou conhecidos a viver em situações indignas de pobreza, fruto da política deste Governo.

No entanto, não deixa de ser importante o reconhecimento da situação por esta organização, tanto mais que esta revela, ainda, que Portugal ocupa o 9º lugar dos países (de entre os 34 países membros da OCDE) com um maior fosso entre ricos e pobres. O que quer dizer que em Portugal os ricos estão mais ricos e os pobres, para além de serem mais, estão mais pobres.
 
Caros Companheiros/as, nestes quase 4 anos, o Governo PSD/CDS tem roubado e tem empobrecido as pessoas, tem afundado o país e tem constantemente mentido aos portugueses.

Ganharam as eleições mentindo aos portugueses, lembram-se? Prometeram não aumentar impostos, prometeram não tocar no subsídio de férias e natal. Mas fizeram exatamente o contrário e muito mais: aumentaram impostos, destruíram serviços públicos, na saúde, na educação, na justiça, nos transportes, deixando regiões como esta, mais pobres, mais isoladas e mais desertificadas.

E Amigos/as e companheiros/as, os que não tratam bem as pessoas, também não tratam bem a natureza. Prova disso são os hectares e hectares de eucaliptos que encontrei a ladear as estradas que percorri para chegar a este almoço, em Ponte de Sor. Eucaliptos plantados em terras que já deram cortiça e pão, nos tempos da Reforma Agrária. Prova disso também foi a denúncia que chegou ontem aos Verdes, de poluição das águas da Barragem de Belver.
 
Mas agora, que vêm aí as Legislativas, já vem novamente todo o rol de promessas.

Promete o Governo PSD/CDS que vai colocar mais 400 médicos de família, reformados, nos Centros de Saúde. Mas porquê agora? Porque não tomou já a iniciativa nestes mais de três anos de Governação?

Promete também o PS mais 100 unidades de Saúde Familiar, parece também já ter esquecido as unidades de saúde que encerrou total ou parcialmente quando era Governo, os direitos sociais que restringiu e atacou, como o abono de família que foi retirado a milhares de famílias ou as bolsas de estudo que deixaram tantos jovens à porta das universidades.

É urgente erguer uma alternativa no país que ponha fim a esta política de austeridade, que devolva a dignidade ao nosso povo, que devolva soberania ao país, que promova desenvolvimento.

Esta alternativa passa pela CDU, a única força politica que não mente às populações e que assume os compromissos assumidos. Dizem-nos muitas vezes: “isso é porque não estão no poder”. Ao que respondemos: “não é verdade”! Estamos no poder em muitas autarquias e, nestas, damos provas de honrar os compromissos assumidos com as populações.

Reforçar a CDU é a uma tarefa de todos nós, é uma tarefa na qual todos nos devemos empenhar, conversando e esclarecendo à nossa volta, transmitindo confiança e esperança. É nisso que Os Verdes se vão empenhar, com a sua Convenção, nos próximos dias 29 e 30 de Maio e com a Marcha do Povo, dia 6 de Junho.

VIVA a CDU!
Voltar