Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
13/08/2015
Intervenção de Mariana Silva na apresentação da lista de candidatos da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Braga
Boa noite Caros Amigos e Companheiros,
Permitam-me, antes de mais, e em nome de “Os Verdes” saudar todos os presentes, em particular os nossos amigos de coligação, o PCP e a Intervenção Democrática, saudar ainda todos os ativistas que com o seu empenho e dedicação, promovem, divulgam e valorizam o projeto político que é a CDU.
Permitam-me ainda saudar os restantes candidatos da lista, homens e mulheres que dão corpo a este projeto no distrito de Braga. Todos juntos, temos a responsabilidade de nos próximos tempos, até Outubro, divulgar a política alternativa necessária ao país.

Os últimos Governos foram um retrocesso nos direitos conquistados com o 25 de Abril. No entanto, não temos que ver esta situação como uma fatalidade porque, claramente, existem soluções.
A confiança na CDU pode e deve ser reforçada porque neste colectivo os problemas nunca são vistos como fatalidades. Os problemas tem soluções.
São essas mesmas soluções que cada um de nós, individualmente ou colectivamente, podemos e temos que ser capazes de transmitir. Que cada um de nós seja um meio de consciêncialização e promoção dos ideais da CDU. Assim, interessa analisar os grandes problemas do país e apresentar justas e reais soluções.
A Dívida
Renegociar a dívida pondo fim à austeridade, promovendo o emprego e a justiça social.
Neste momento, estamos perante uma dívida de contornos desconhecidos que nos estrangula a economia, uma vez que não permite qualquer investimento público que fomente o crescimento económico do país.
Além disso, os pesados sacrifícios e o brutal aumento de impostos vieram para ficar ao contrário do que o Governo prometeu. Urge, portanto, renegociar a dívida por forma a que se torne sustentável a sua liquidação. Urge aumentar o salário mínimo, promover o emprego através do incentivo à produção e consumo de produtos nacionais.

A defesa dos Serviços Públicos
Na Saúde, na Educação e na Segurança Social tem sido cada vez maior a demissão do Estado das suas funções, ao mesmo tempo que insistem em valorizar e empurrar os portugueses para os sistemas privados.
É necessário e prioritário defender os Serviços Públicos, defender o Serviço Nacional de Saúde revogando as taxas moderadoras, melhorando as condições dos hospitais públicos, para quem lá trabalha e para quem necessita dos seus serviços.
É necessário garantir uma Educação universal e gratuita. É necessário promover e desenvolver os transportes colectivos públicos, dando ênfase ao transportes ferroviário, e principalmente defender e assegurar a gestão pública da água.
Pela Soberania Nacional
É necessário defender a democracia, a justiça, os direitos e a nossa liberdade. Promover a descentralização do país de forma democrática e estruturada com a implementação das regiões administrativas, começando por reverter o processo de extinção de freguesias e envolvendo as populações na organização do território.
O objectivo deste Governo é, no essencial, transferir custos para as autarquias, pondo simultaneamente em causa a autonomia do Poder Local.
Combater as Alterações Climáticas
Portugal está cada vez mais confrontado com fortes impactos de fenómenos climáticos extremos, cheias, destruição da orla costeira, os fogos florestais que mais uma vez, época após época, flagelam o nosso território sem que seja apresentada uma solução de fundo que vise a protecção das nossas florestas.
Protegendo-a, também, da expansão do eucalipto, promovendo e apoiando o uso de espécies florestais autóctones.
No que às energias renováveis diz respeito o Partido Ecologista «Os Verdes» já elaborou um programa de incentivo e desenvolvimento para a indústria. Tal solução permite não só o combate às alterações climáticas, como impulsiona a economia, investindo em tecnologia de futuro e promovendo novas formas de indústria.
A protecção da Natureza e a Defesa de Todos os Animais
Em pleno séc. XXI é necessário efectuar uma nova abordagem na forma como nos relacionamos com o meio do qual fazemos parte. A defesa dos direitos de todos os animais é uma premissa dos Verdes.
Proteger os ecossistemas dos rios, das zonas ribeirinhas e marinhas faz parte do nosso património.
Apesar de alguns sinais de melhoria do que são os direitos dos animais, é ainda necessário travar o sofrimento de muitos. Estabelecer o princípio do não abate de cães e gatos, com exceções muito restritas, designadamente em caso irremediável de sofrimento do animal ou por razões de saúde pública, sempre devidamente comprovada.
Defender uma agricultura tradicional, livre de OGM´s, biológica e de carácter familiar, tal como, defender as artes de pesca tradicionais.
Perante estas propostas, entre muitas mais, fica claro que a CDU tem e apresenta soluções.
São, sobretudo, medidas fundamentais para recuperar a economia e a soberania, promovendo o desenvolvimento do País.
No dia 4 de Outubro todos podemos contribuir, todos podemos votar na mudança.
Os Verdes e a CDU estão preparados para assumir as mais altas responsabilidades, incluindo a governação. O trabalho, a honestidade e a competência são uma marca vincada dos eleitos da CDU, assim como a proximidade com as pessoas e com os seus problemas.
Juntos conseguimos construir a Mudança!!!
Viva a CDU!!!
Voltar