Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
25/08/2015
Intervenção de Mariana Silva na apresentação dos 5 primeiros candidatos pelo distrito de Braga e balanço do trabalho dos Verdes na AR
Boa tarde a todos!!!
Em nome da Direção Nacional do PEV, saúdo-vos a todos. Saúdo todos, que como membros do PCP, membros da ID, dão, aqui no distrito de Braga, com o seu contributo individual, corpo e sentido a este grande espaço coletivo, a esta grande força politica que é a Coligação Democrática Unitária.
Saúdo ainda os muitos independentes que connosco convergem nesta batalha eleitoral com o propósito de servir as populações e defender os interesses do País.
Tem sido este o trabalho dos eleitos da CDU e assim vai continuar a ser, defender os interesses de quem trabalha, lutar por um desenvolvimento sustentável e pela justiça social no nosso país.
Tem sido este o nosso trabalho e é este o nosso compromisso com os eleitores: continuar a lutar incansavelmente por um País soberano, solidário e onde os sacrifícios coletivos não continuem a ser para benefício de uns poucos, os do costume.
O País tem problemas, mas os problemas têm soluções. A CDU tem soluções para o País. A CDU tem propostas e soluções, que certamente não agradam aos poucos que têm sido os privilegiados das opções dos Governos PS, PSD e CDS, mas que respondem às necessidades do País e que vão ao encontro das preocupações, dos direitos e das aspirações da generalidade das pessoas, das pessoas que trabalham e das que procuram trabalho, dos reformados e pensionistas e dos jovens que se veem obrigados a procurar no estrangeiro, o que o Governo do seu país não lhes consegue garantir.
Os Verdes tiveram ao longo desta legislatura, uma atitude construtiva e de apresentação de propostas e de alternativas. Para além disso, o PEV foi um grupo parlamentar atento e conhecedor da realidade do país, denunciando e alertando para o país real através de diversos instrumentos regimentais.
Muitas foram as visitas e iniciativas, como por exemplo, nas Jornadas Ecologistas por todo o país, especialmente nesta região, desde os Estaleiros de Viana do Castelo até à defesa do Mosteiro de Rendufe.
Dos inúmeros projectos de lei propostos podemos referir a redução dos resíduos de embalagens, a reposição da taxa do IVA a 13% no sector da restauração, impedir o cultivo, a comercialização e a libertação deliberada em ambiente de Organismos Geneticamente Modificados, entre muitos outros.
Alguns dos projectos de resolução aprovados relacionam-se com o Distrito de Braga, tais como, a reclamação da Modernização e Electrificação da Linha do Minho; pela harmonia do Parque Natural da Peneda-Gerês com as suas populações; pela classificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães como Monumento Nacional, aprovado por unanimidade, tal como, o combate ao desperdício alimentar para promover a gestão eficiente dos alimentos.
Declarações políticas e intervenções em 2011 no sentido de se pôr fim à matança de animais no Canil Municipal de Braga
Em 2013 intervenção sobre o prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Vizela durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados.
Em 2014 intervenção no âmbito da Petição apresentada pelas Associações de moradores das urbanizações sociais de Guimarães.
No que às perguntas e requerimentos escritas ao Governo, diz respeito, questionamos sobre a rutura de medicamentos para o tratamento oncológico no Hospital de Braga, sobre o abate de Sobreiros no concelho de Cabeceira de Basto ou sobre o derrame de óleos no rio Cávado em Esposende.
Os dois deputados do Partido Ecologista “Os Verdes” eleitos por Lisboa e Setúbal apresentam um trabalho muito completo no fim desta legislatura, e estiveram permanentemente em coordenação com os colectivos regionais. Percorrendo o País para se inteirarem dos problemas das populações, de modo a levarem ao Parlamento esses conhecimentos adquiridos in loco.
No distrito de Braga, onde a CDU elegeu apenas um deputado em 19, o Partido Ecologistas «OsVerdes» manteve uma permanente ligação com a deputada Carla Cruz, seja nas questões mais locais, seja sobre aspectos mais vastos.
Hoje, mais uma vez, afirmamos que o País e o distrito precisam de procurar outro caminho, esse caminho passa forçosamente pelo reforço da CDU nas próximas eleições legislativas.
Uma alternativa completamente descomprometida com os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros, que coloque como prioridade a resolução dos problemas que atingem o país e os portugueses e que enfrente, com coragem as limitações e os condicionalismos impostos pela União Europeia, pelo Tratado Orçamental e pelos senhores do dinheiro.
Essa alternativa exige uma força que assuma a palavra dada e que respeite os compromissos assumidos com as populações. E como podemos comprovar nos exemplos que fiz questão de sublinhar esse compromisso foi cumprido apesar das dificuldades.
A construção dessa alternativa necessária para o nosso País só é possível com o reforço da Coligação Democrática Unitária nas eleições legislativas que aí vêm.
O reforço da CDU é a única forma possível para concretizar as transformações necessárias com vista à construção de um futuro mais justo, livre e ambientalmente equilibrado, em sintonia com os valores de Abril, que é imperioso fazer renascer.
Voltar