Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
19/09/2015
Intervenção de Mariana Silva no comício da CDU em Famalicão
Boa noite Caros Amigos e Companheiros,

Permitam-me, antes de mais, e em nome de “Os Verdes” saudar todos os presentes, em particular os nossos amigos de coligação, o PCP e a Intervenção Democrática, saudar ainda todos os ativistas que com o seu empenho e dedicação, promovem, divulgam e valorizam o projeto político que é a CDU.

Vivemos dias de campanha em que muito se diz e em que muitas ideias são dissecadas até à exaustão. Muito é mostrado e dito, na imprensa, nas conversas de café, nas redes sociais. Como sabemos nestes meios, infelizmente a CDU é relegada para segundo plano e, por isso, torna-se necessário levar as nossas propostas para a rua.
Devemos e podemos divulgar as nossas propostas de esperança de que é possível alterarmos o rumo das politicas para o nosso país, alterar o nosso dia a dia e almejar um futuro mais capaz e menos sofredor.
A alternativa para Portugal é a CDU que é composta por gente de trabalho, que tem provas dadas do seu empenho nas diversas lutas, são conhecedores da realidade concreta do país, denunciam e alertam para o país real.
A alternativa é a CDU que tem respostas e soluções. Pretendemos redinamizar a produção nacional, promovendo e incentivando a produção e o consumo local.
Restituir direitos roubados, restituir pensões, repor os feriados, aumentar o salário mínimo para dinamizar a economia e incentivar o crescimento.
Não permitir mais a fuga de toda uma geração qualificada que se vê obrigada a abandonar a sua cultura, a sua língua, a sua familia à procura de soluções de vida que não encontra no seu país. Estes jovens que podem e querem contribuir para o progresso do país constituem por si mesmo uma mais valia para o progresso do país, constituem uma ferida aberta na nossa sociedade.
A Educação, esse pilar tão importante na formação do cidadão passa por uma grave crise de identidade. As sucessivas politicas ora PS, ora PSD com o CDS foram tratando a educação como uma experiência quimica. Com constantes mudanças nos programas, na contratação de professores e operacionais, enchendo-a de burocracia que pouco espaço deixa ao ensino e aquisição de conhecimento. A municipalização, que está à experiência aqui em Famalicão, irá apenas contribuir para o fosso das desigualdades e da destruição da escola pública.
Por falar em desigualdades, nos nossos dias as mulheres são ainda confrontadas com desigualdades gritantes. Para as mesmas tarefas ainda se praticam salários desiguais, os exemplos de mulheres que engravidam e sofrem pressões por parte da entidade patronal é vivida em pleno século XXI. O papel da mulher na vida familiar para a qual a mulher é relegada ainda teima em persistir em meios mais conservadores. Os Verdes e a CDU sempre se afirmaram como um projecto feminista. No total dos círculos eleitorais aos quais a CDU concorre para as próximas legislativas 8 são lideradas por mulheres, ou seja, apresentamos o maior número de mulheres a liderar listas para o próximo dia 4 de Outubro. Isto também representa que a CDU é uma força progressista e assente em valores feministas não fosse a luta das mulheres ao longo dos séculos também a luta de classes e pela igualdade.

Em relação ao ambiente, ao direito pelo mesmo, e pela slvaguarda da biodiversidade a luta também não tem sido fácil.
Encontramo-nos numa região altamente industrializada, cuja forma de progresso assenta em cada vez mais betão em detrimento das zonas verdes. Uma região que fez e continua a fazer do rio que lhe dá nome um esgoto de várias formas, seja das unidades fabris, das produções agro-pecuárias ou dos afluentes domésticos. É forçoso saber recuperar a bacia hidrográfica do Ave, despoluindo o mesmo, começando pelos seus afluentes, e recuperando as suas margens.
É ainda necessário defender uma agricultura tradicional, livre de OGM´s, biológica e de carácter familiar, tal como, defender as artes de pesca tradicionais.
Importa saber consolidar a salvaguarda da biodiversidade com as populações, nomeadamente no Gerês.
De realçar ainda a importância de uma gestão e oferta de tranportes públicos que sirvam as populações como forma de ordenamento e projeção do território.

Fica claro que a CDU tem e apresenta soluções.
São, sobretudo, medidas fundamentais para recuperar a economia e a soberania, promovendo o desenvolvimento do País.
No dia 4 de Outubro todos podemos contribuir, todos podemos votar na mudança.
Os Verdes e a CDU estão preparados para assumir as mais altas responsabilidades, incluindo a governação. O trabalho, a honestidade e a competência são uma marca vincada dos eleitos da CDU, assim como a proximidade com as pessoas e com os seus problemas.
Juntos conseguimos construir a Mudança!!!
Viva a CDU!!!
Voltar