Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
17/09/2015
Intervenção de Samuel Tomé no comício da CDU na Marinha Grande
Boa Noite Amigos e Companheiros,
Queria, antes de mais, deixar em nome do Partido Ecologista “Os Verdes” uma saudação especial aos membros do PCP, da Intervenção Democrática e aos numerosos independentes que juntos constituem este magnifico coletivo da CDU Leiria. Porque a CDU somos todos nós, e hoje vemos aqui a nossa força. A força dos homens, mulheres e jovens que têm sido ao longo destes 39 anos atacados constantemente por esta política de direita, mas que não se resignam!
Amigos e Companheiros,
Se há coisa que este governo PSD/CDS produziu foi pobres. Empobrecemos todos nós com a subida do IRS, com a descida do valor do trabalho extraordinário, com a criação dos bancos de horas, com a asfixia das pequenas e médias empresas, com a subida dos preços e do IVA na eletricidade, no gás e na água. Empobrecem mesmo aqueles que trabalham, atacados por esta política de direita que pretende que os portugueses tenham uma vida precária e estejam sujeitos às migalhas da chamada “caridade social”.
Vende o estado as suas “jóias da coroa” ao desbarato, aos amigos, para que encham os seus bolsos através das privatizações de setores estratégicos, enquanto que estes poderiam financiar os serviços públicos que dariam uma qualidade de vida aos portugueses. Para os grandes grupos económicos e para a banca há sempre dinheiro, seja em apoios financeiros, seja por via da descida de impostos, como o IRC. Mas para o bem-estar dos portugueses não há. É preciso apertar o cinto e mais e mais. E nós que já fizemos mais furos no cinto e já não temos mais por onde apertar dizemos basta!
É por isso que no dia 4 de outubro é preciso inverter esta tendência. É preciso uma alternativa e não uma alternância. Porque o PS também não é solução. Temos à vista o que a alternância nos trouxe: um país mais pobre e mais desigual.
E para alterar, citando um grande homem, “o estado a que isto chegou” é preciso dia 4 de outubro votar na CDU. Os Verdes e o PCP têm sido ao longo dos últimos anos incansáveis na defesa dos portugueses e dos seus direitos. E é bom que notem estes direitos dos trabalhadores que falamos, são direitos que adquirimos com justiça. São direitos para os quais aqueles que trabalham descontam, os desempregados e reformados descontaram e para os quais os jovens estudantes irão descontar no futuro. Se exigimos a revogação das taxas moderadoras, por exemplo, não é um favor que nos fazem. Nós já pagamos para aquele serviço, com os nossos descontos, todos os meses.
Amigos e companheiros,
O reforço da CDU no dia 4 de outubro é fundamental. Os Verdes, ao longo dos tempos, têm manifestado na Assembleia da República várias preocupações com o distrito de Leiria, seja de forma direta, como as questões ambientais com a Lagoa de Óbidos, a Ribeira dos Milagres ou a exploração de caulinos em Pombal e Soure assim como a defesa da Linha do Oeste, seja de forma indireta e transversal a todo o país, como a eucaliptização, encerramento massivo de balcões das finanças ou a recentemente aprovada lei que não permite que nenhuma criança fique sem médico de família.
Mas não só na Assembleia da República Os Verdes se têm debatido pelos problemas do distrito. Na 13.ª Convenção Ecologista, em maio passado, foi apresentada uma moção em defesa do Mosteiro da Batalha, o monumento mais visitado do país fora de Lisboa. A classificação deste como património da humanidade está em risco devido ao elevado volume de trafego que lhe passa em frente, uma vez que na A19, alternativa de desvio ao trânsito, foram colocadas portagens. Os Verdes na CDU tudo farão para inverter esta situação e continuar a defender o património do Distrito de Leiria.
Não podemos deixar de referir as potencialidades ambientais do distrito, nomeadamente através das suas áreas classificadas, como as Berlengas. O estado tem-se demitido das suas responsabilidades e competências relativas à conservação da natureza, pela falta de investimento e perca de meios técnicos e humanos, sendo cada vez mais as autarquias a assumirem essas mesmas responsabilidades, deixando de ser parceiros na gestão e conservação do património natural do seu território para passarem a ser as peças fundamentais. O desenvolvimento sustentável que se pretende para o país e para as regiões deve obedecer a políticas e investimentos com visão nacional.
Amigos e companheiros,
Conseguimos chegar aqui sem existirem deputados da CDU eleitos pelo distrito. Imaginem quantos mais problemas conseguiríamos levar à Assembleia da República se a CDU aí tivesse pelo menos uma voz do Distrito de Leiria. Sim, porque nestas eleições estamos a eleger deputados – os nossos representantes – na Casa da Democracia. Não estamos a eleger um Primeiro-Ministro ou um governo como nos querem fazer crer.
Amigos e companheiros,
O Distrito de Leiria já tem vozes suficientes alinhadas com a subserviência à senhora Merkel e às políticas de austeridade. O que é preciso é uma voz que dê eco às pessoas e aos seus problemas e que lute por os resolver. Uma voz que defenda e proteja os recursos naturais e ambientais. Essa é uma voz CDU, que vai ouvir-se aqui hoje. Essa é a voz da Ana Rita, a nossa cabeça de lista da CDU por Leiria!
E temos de ser nós a dar-lhe voz. Cada um de nós tem a obrigação de chegar aos nossos amigos, à nossa família e todos com quem falamos e explicar-lhes que votar CDU no próximo dia 4 de outubro não é mais do mesmo. É votar numa verdadeira alternativa, de confiança. É votar em gente honesta e trabalhadora!
Viva a Coligação Democrática Unitária!
Voltar