Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
22/09/2015
Intervenção de Sónia Colaço no comício da CDU em Samora Correia
Caros Amigos e Companheiros,
Para todos vós, presentes neste magnífico comício da CDU em Samora Correia, para o Partido Comunista Português, para a Intervenção Democrática e para os numerosos Independentes que compõem esta Coligação, uma calorosa saudação do Partido Ecologista “Os Verdes”.
Este é mais um dia repleto de diversas iniciativas, que os militantes da CDU têm realizado junto das populações, num trabalho permanente de proximidade, para ouvir as pessoas, reconhecendo as suas dificuldades e descontentamento, mas ao mesmo tempo para lhes dizer que há uma alternativa política de esquerda, que há outro caminho a percorrer, que há esperança.
Compreende-se o desalento das pessoas, acreditaram nas palavras e promessas feitas, mas as políticas de austeridade, duramente aplicadas nestes últimos anos, pela TROIKA nacional em obediência à Troika estrangeira, falaram mais alto e privilegiaram o lucro a curto prazo, a todo e qualquer custo, deixando crianças e jovens sem abono de família, reformados e idosos cada vez mais pobres, homens e mulheres sem trabalho, empurrando milhares para a emigração.
E agora em período de campanha eleitoral, querem fazer esquecer, mais uma vez, as medidas que aplicaram na redução e cortes de salários e pensões, no encerramento de extensões de saúde, de balcões da segurança social e dos CTT.
É preciso não esquecer e alertar que o caminho que pretendem seguir, é o mesmo caminho preparado pela lógica política dos governos dos últimos 39 anos do PS e do PSD, com a ajuda do CDS. O caminho da destruição da nossa agricultura e das pescas, a continuidade da nossa dependência alimentar e energética do estrangeiro. O caminho do alastramento do eucalipto pelo país, ocupando solos agrícolas, às vezes até de regadio, num claro favorecimento à indústria da celulose. O caminho da privatização da água, bem primordial e essencial a todos os seres vivos.
Aquilo que dizemos é que dar mais força à CDU é potenciar o país para nos desviarmos e afastarmos deste tortuoso caminho. A CDU é a única força que está em condições de empurrar o país para um outro caminho. O caminho que foi traçado e iniciado com as conquistas alcançadas pelo 25 de abril, e inscritas na Constituição da República Portuguesa de 1976. O caminho que Sérgio Godinho tão bem cantou em “Liberdade” – quando nos lembra que “…só há liberdade a sério quando houver :A paz, o pão, habitação, saúde, educação…”
Caros Amigos e Companheiros,
Estamos em plena semana da Mobilidade, e hoje é precisamente o dia europeu sem carros, que tem este ano o tema de campanha “Escolhe. Muda. Combina”, de modo a incentivar a escolha para a utilização dos transportes públicos e mudar de forma consciente comportamentos, numa perspetiva intermodal do uso dos diferentes transportes. Gostaria de vos falar de uma iniciativa que os candidatos da CDU do nosso distrito realizaram, entre tantas outras, que reflete a pouca e má mobilidade que existe na região, associada à falta de serviços públicos, que foram encerrados de forma sistemática, pelas opções políticas do PS e PSD, deixando as populações abandonadas à sua má sorte.
Partindo de Ourém, com a intenção de visitar um familiar que por motivos de doença, foi internado no Hospital de Abrantes, um dos três hospitais que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo, e não tendo automóvel, eram 10h30 quando, chegados à Rodoviária para apanhar um autocarro para aquela localidade, descobrem que só às 13h podem partir. Após duas horas de viagem, chegam ao hospital, e terão de fazer uma visita relâmpago, ou como diz o ditado “uma visita de médico!!!”, pois têm o último autocarro de regresso a casa às 16h20. Mas este relato só é válido para os dias de semana, aos sábados, domingos e feriados não existe qualquer transporte público!
Caros Amigos e Companheiros
Se pensarmos em repetir esta experiência, em outros concelhos e freguesias, não só no distrito de Santarém, teremos semelhante resultado e não será pura coincidência. É a dura realidade e não há campanha europeia de mobilidade que resista à mesma. É o país real que muitos teimam não querer ver, é o dia-a-dia de muita gente, que através da privatização dos transportes, da diminuição e desarticulação de horários, da centena de quilómetros de ferrovia encerrados, políticas conduzidas pelos sucessivos governos PSD e PS, que fica privada do direito à mobilidade, pondo em causa e agravando o acesso a outros direitos fundamentais, tais como a saúde, a educação, o trabalho ou a justiça, cada vez mais centralizados em algumas vilas ou cidades.
Mas nós afirmamos que outro caminho é possível, há alternativas políticas, a CDU tem respostas e soluções para estes problemas. A CDU tem propostas para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses, pois é urgente erguer uma alternativa no país que ponha fim às políticas de austeridade, que devolva a dignidade ao nosso povo, que devolva soberania ao país, que promova um desenvolvimento sustentável.
Por isso dizemos a todos, escolhe votar no dia 4 de outubro na CDU, pois é a única força unitária verdadeiramente alternativa e de esquerda. Muda o voto para a CDU no dia 4 de outubro, reforçando a coligação que defende o serviço público de transportes, que aposta no combate eficaz às alterações climáticas e na redução da nossa dependência energética. Só com o reforço da CDU será possível combinar um outro trilho para o país.
Caros Amigos e Companheiros,
Finalizo com as palavras do grande Jorge Palma quando diz “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…”, pois até dia 4 de outubro e depois desse dia, aí estaremos na rua, nas fábricas, nas escolas, nos centros de saúde, juntos das populações.
Existe um caminho que tem de ser feito, por todos os activistas da CDU, pois juntos conseguimos caminhar confiantes na direção de um futuro melhor! Vamos em frente, com seriedade e toda a confiança!
VIVA a Coligação Democrática Unitária
Voltar