Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página


21/09/2017
Jantar CDU Montijo - Intervenção de Susana Silva
Boa noite a todos,
Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», dirijo uma saudação especial ao Partido Comunista Português, à Intervenção Democrática, à Juventude CDU, a todos os homens e mulheres activistas da CDU, e a todos os independentes que fazem deste projecto, um projecto único e verdadeiro.

Fazer igualmente uma saudação muito especial e com confiança ao futuro presidente da Câmara Municipal – Carlos Jorge Almeida, a Francisco Salpico – futuro presidente da Assembleia Municipal, ao mandatário da nossa candidatura – Adriano Bastos, e a todos os candidatos da CDU que fazem parte desta força imensa que vai devolver o concelho do Montijo à sua população.

Estando nós nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Montijo, queria ainda, fazer um profundo agradecimento às corporações de bombeiros do Montijo, extensível a todas as corporações do País, pela enorme coragem e trabalho inesgotável que desempenham, em defesa da floresta e das populações.

Amigas e Amigos,
Esta iniciativa é mais um importante passo na afirmação da nossa candidatura aos órgãos autárquicos do concelho. É mais um passo para que, nas eleições autárquicas de 1 de Outubro, o valor, o trabalho, a honestidade e competência da CDU, prevaleçam no Montijo.

Quer seja a nível local, quer nacional, a CDU tem combatido desde sempre as políticas nefastas, sem nunca se resignar às injustiças e às desigualdades, com intervenção decisiva para a abertura de uma nova fase da vida nacional e para conter a brutal ofensiva movida pelo PSD e CDS, nos últimos anos.

As provas da nossa resiliência e combatividade estão dadas, e continuarão a ser dadas. Não fossem as forças que compõem a CDU e não teriam sido recuperados os rendimentos cortados pelo anterior Governo,
ou recuperadas as 35 horas, ou aumentados os apoios sociais imprescindíveis para combater a pobreza,
ou dados passos para a gratuitidade dos manuais escolares, para o desconto no passe sub 23 dos estudantes,
para o serviço do transporte de doentes não urgentes, e a diminuição das taxas moderadoras, entre tantas outras questões.
Mas há uma que, sobretudo hoje, importa também salientar: a exigência que fizemos para que se cumprisse a Constituição da República Portuguesa no respeito pela autonomia do poder local - para trás ficou a vergonhosa imposição do Governo PSD/CDS, que obrigava os Presidentes de Câmara a pedir autorização ao Ministro das Finanças para contratar um trabalhador, que fosse, para a autarquia.
Puxámos e puxamos o Governo para o país real, porque esse é o país das pessoas reais, das pessoas que sentem.
É uma certeza que temos, vamos continuar a puxar o Governo para o lado certo, o lado das populações e de defesa dos seus direitos, através da valorização dos salários e do combate à precariedade.
Devolver o que falta, em matérias como pensões e reformas, porque para além da justiça que estas medidas representam, serão ainda fortes contributos para o bom desempenho da nossa economia e para o desenvolvimento do País.

Também no Montijo é urgente esta força combativa, a força da CDU. O Montijo é um concelho onde domina a especulação imobiliária, com um centro da cidade completamente esquecido, isolado e abandonado, onde a reabilitação urbana não existe. Uma cidade virada de costas para o rio, com enorme área de frente ribeirinha de que ninguém usufrui. Cidade cuja população foi vendo ser-lhe retirados os transportes públicos, quer os urbanos, quer os fluviais.
Também a contínua perda de valências no Hospital do Montijo e a falta de médicos de família, tem levado a população e a CDU a exigir, o acesso a cuidados de saúde de qualidade.
Um concelho paralisado, mas que a CDU com base em quatro eixos centrais estratégicos, Território, Rio, Trabalho e Proximidade, se propõe mudar e devolver às suas populações.

Amigas e Amigos,
A CDU no Montijo apresenta um compromisso com propostas concretas e coerentes assentes na realidade do concelho, para um melhor desenvolvimento socio-cultural, económico e ambiental. A CDU propõe-se desenvolver o Plano Municipal de Reabilitação e Regeneração Urbana, incentivando a recuperação do edificado, e concluir a rede de ciclovias e percursos cicláveis.
Voltar a cidade para o rio, através da requalificação das áreas ribeirinhas degradadas, permitindo o seu usufruto.
Defender os transportes públicos, reivindicando a reposição de carreiras e de horários adequados às necessidades das populações.
E na saúde, vamos continuar a exigir a reposição das valências perdidas, o reforço de médicos de família e a melhoria da cobertura de centros e extensões de saúde.
A CDU no Montijo e no País vai também continuar a lutar pela reposição das freguesias, extintas pelo PSD e CDS, com a cumplicidade do PS, contra a vontade das populações. Recorde-se que, já nesta legislatura o PS se juntou ao PSD e ao CDS para reprovar uma iniciativa legislativa da CDU que pretendia repor as freguesias extintas.

Amigas e Amigos,
É um compromisso realista, o de voltar a entregar o Montijo às populações, devolver a sua gestão a quem se preocupa com as pessoas e com os problemas e necessidades da região. Com a CDU, o Montijo será o concelho que as pessoas merecem e não o concelho paralisado que hoje existe.

Foi com este compromisso e com este ambiente de confiança que nos apresentámos desde o início. O Montijo só tem a ganhar, com a vitória da CDU.
E vamos ganhar com o Carlos Almeida, e com esta excelente equipa da CDU!
Apresentamos propostas alternativas, sustentáveis e sólidas.
Apresentamos soluções para os problemas concretos das pessoas.
Defendemos os serviços públicos, defendemos os equipamentos essenciais, o direito à mobilidade, a defesa dos direitos dos trabalhadores, a defesa da valorização ambiental e do espaço público.
Mostrámos a diferença entre o nosso trabalho e o que têm sido estes últimos anos no Montijo.
Tal como o país, este concelho precisa de pessoas sérias e competentes, que não embarquem em negociatas que em nada favorecem as populações.

E porque este concelho merece melhor, é hora de devolver o Montijo à população, tirando a sua gestão a quem tem governado de forma danosa e a quem tem sido incapaz de promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas.

Amigas e Amigos,
O Trabalho, a Honestidade e a Competência não são apenas 3 palavras que gostamos de repetir: é uma expressão que faz todo o sentido, porque define aquilo que nos distingue dos outros.
Pois é com trabalho, na resposta de proximidade às preocupações das populações; com honestidade, porque prestamos contas do que fazemos; e com competência, porque trabalhamos com e para a população, promovendo o bem-estar colectivo, que agimos!

É este o lema traduzido na acção que a CDU quer concretizar também no Montijo.

No dia 1 de Outubro, o voto na CDU é o voto na força necessária que não trai a palavra dada nem os interesses do país e dos cidadãos.
Votar na CDU é votar por um futuro melhor e por melhores políticas municipais.
É devolver ao Montijo uma gestão comprometida com os valores de Abril!
Votar CDU no Montijo é dar mais força à CDU a nível nacional!

Viva o Montijo! Viva a CDU!
Voltar