Pesquisa avançada
Início - Ecolojovem - Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
26/08/2014
JOVENS ECOLOGISTAS CONDENAM MAIS CORTES NO ENSINO SUPERIOR
O Ministério da Educação e da Ciência, a 14 de agosto deste ano, anunciou um corte de 1,5% no Orçamento de Estado de 2015 para o Ensino Superior.

Mais uma vez, o Governo prova estar contra políticas socialmente corretas cortando ainda mais o apoio ao Ensino Superior, fazendo com que aumentem as propinas e consequentemente as dificuldades de continuidade dos estabelecimentos de ensino superior.

Os sucessivos governos PS, PSD e CDS têm afrontado os estudantes e jovens do país com políticas que põem em risco a sua subsistência e o seu futuro, obrigando-os e às suas famílias a suportar os encargos acrescidos com a sua formação e educação. São estes jovens formados que muitas vezes têm que procurar soluções no estrangeiro, sendo forçados a emigrar, deixando para trás as suas vidas, e, deste modo, exporta-se o investimento que o país fez, perdendo-se as gerações que mais formações possuem.

No ano em que se comemoram os 40 anos do 25 de Abril, este corte é uma afronta aos direitos conquistados com a Revolução dos Cravos, por imensos jovens e jovens estudantes, incluindo a constituição de 1976 que refere que "É garantida a liberdade de aprender e ensinar." (Artigo 43º) ou "O Estado promove a democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida coletiva." (Artigo 73º).

Deste modo, a Ecolojovem - Os Verdes, vem manifestar o seu total desagrado com a apresentação de mais este corte que afeta, direta ou indiretamente todos os estudantes do Ensino Superior em Portugal, e condena aquilo que é mais uma provocação à liberdade dos jovens e ao desenvolvimento pleno no seu país.

O Partido Ecologista “Os Verdes”
(T: 21 396 03 08/21 396 02 91; Fax: 21 396 04 24; Email: pev@osverdes.pt ouosverdes@gmail.com)
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes” - TM: 917 462 769
Lisboa, 26 de Agosto de 2014
Voltar