Pesquisa avançada
 
 
Ações do PEV - Diversos
Partilhar

|

Imprimir página
10/12/2012
Os Verdes exigem denúncia do contrato da parceria público-privada no Hospital de Braga
O Partido Ecologista Os Verdes exigiu hoje que o Governo denuncie o contrato de gestão com o Grupo Mello Saúde no Hospital de Braga, alegando que "não está a ser assegurado o direito à saúde" que o acordo exige.
Pela voz da deputada Heloísa Apolónia, que esteve à porta do Hospital de Braga para "dar voz aos utentes" do equipamento, Os Verdes afirmaram que os pressupostos da parceria público-privada (PPP) para a gestão deste hospital não estão a ser cumpridos.
Heloísa Apolónia anunciou ainda que Os Verdes vão questionar o Governo sobre a situação do hospital bracarense e sobre as intenções do Estado em relação aos equipamentos.
"Vamos fazer uma pergunta ao Governo específica sobre o Hospital de Braga no sentido de transportar para essa pergunta todas as queixas que nos têm denunciado e saber se o Estado está ou não em condições e com vontade de terminar com esta PPP", afirmou.
"Se o contrato de gestão exige criação de condições para que o direito à saúde seja assegurado e esse direito à saúde não está a ser assegurado, o apelo que Os Verdes fazem ao Estado é que acabe com esta PPP e que acabe com este descalabro", defendeu.
Como exemplo da má gestão do grupo privado no Hospital de Braga, Heloísa Apolónia apontou as "listas de espera para consultas externas", o não funcionamento de algumas especialidades 24 horas por dia, "como exige o contrato de gestão", e a "não disponibilização de medicação por via da farmácia hospitalar".
Além disse, denunciou, "há doentes oncológicos que se queixam de atrasos na garantia de terapêuticas".
Heloísa Apolónia disse ainda estar "estonteada" com o estacionamento e os acessos ao hospital.
"Fiquei abismada com a questão do estacionamento. O parque alternativo para que as pessoas não paguem a imensidão de dinheiro que o parque privado do hospital obriga, que é uma coisas assustadora, não é coisíssima absolutamente nenhuma. É um lamaçal", criticou.
O Hospital de Braga foi inaugurado em maio de 2011.
Voltar