Pesquisa avançada
 
 
Intervençoes
Partilhar

|

Imprimir página
Sessão de apresentação da lista da CDU por Santarém - Intervenção de Francisco Madeira Lopes
Santarém, 7 de Janeiro de 2005

Companheiros, camaradas e amigos,
Minhas Sras. e meus Srs.,

Ficámos hoje a conhecer a lista de candidates da CDU às próximas eleições legislativas pelo Distrito de Santarém. É uma lista composta por mulheres e homens, jovens, trabalhadores, cidadãos. Pessoas serias e honradas que colocam o desejo de servir e participar no crescimento e desenvolvimento do seu país acima dos seus interesses pessoais, quantas vezes em prejuízo das suas vidas particulares. Fazem-no porque são candidatos da CDU. Porque acreditam num projecto, em ideais, nos valores firmes e sólidos da justiça, da igualdade, da verdade. Bem longe da atitude e da forma de estar de outras forças politicas que demonstram bem quem são e o que os move, a busca do poder a qualquer preço, mudando de disco conforme vão alternando entre oposição e poder.

O país vive hoje dias verdadeiramente preocupantes. Não só pelas desastrosas consequências da política de direita que os anteriores governos têm seguido, sacrificando os trabalhadores e o tecido produtivo, agravando as desigualdades sociais e regionais, votando os nossos recursos naturais ao saque, mas também porque os Portugueses estão claramente fartos desta alternância entre políticos que são farinha do mesmo saco.

Neste clima de dificuldades e descontentamento, de descrença que mina a própria democracia, a mensagem da CDU torna-se ainda mais consistente e necessária: verdadeiramente urgente! 0 país precisa de mudança. Mas de verdadeira mudança, (de: mudança de políticas, de um projecto realmente alternativo que responda às necessidades e anseios dos Portugueses reais que vivem no Portugal real e não no pais virtual do défice e do Pacto de estagnação e tolhimento.

Mas, neste tempo difícil, cabe-nos a nós, a vós, candidatos, militantes da Intervenção Democrática, d' "Os Verdes", do PCP, candidatos independentes, a todos os que abraçam este projecto no espaço comum da CDU, aproveitar este momento e transformá-lo numa oportunidade de esperança e de mudança.

Entregar o voto à CDU, é entregar o voto a quem sempre e quis e soube estar ao lado das populações, na defesa dos seus interesses e das suas aspirações, e apostar num futuro melhor, num futuro livre de organismos geneticamente modificados, num mundo em que a água é respeitada como bem precioso de todos e não como uma mercadoria, num mundo em que os recursos naturais são vistos não como uma herança dos nossos pais mas como um legado aos nossos '' filhos.

Os dois grupos parlamentares que, a partir da Coligação Democrática Unitária, se formam, após as eleições, o Grupo Parlamentar d' "Os Verdes" e o Grupo Parlamentar do PCP, têm levado permanente e regularmente a voz dos eleitores e os problemas do distrito e da região, à Assembleia da Republica. E assim continuarão a fazer, seja na defesa dos nossos rios, como no caso do Alviela, ou na fiscalização das extracções de areia no Tejo, seja na defesa de uma floresta viva e protegida, combatendo as assimetrias regionais ou defendendo o ensino e a saúde públicos e de qualidade em condições de igualdade de acesso.

Temos um património de luta e de futuro. Os candidates da CDU dão garantias porque cumprem os compromissos que assumem antes das eleições e prestam regularmente contas aos Portugueses do trabalho que desenvolvem no Parlamento. Não mudam de cara, nem de amigos, nem de convicções consoante o vento ou a maré.´

Companheiros, camaradas e amigos, a hora é de esperança na mudança. Vamos ao trabalho...

Viva Santarém,

Viva a CDU.

Voltar