Central Nuclear de Almaraz.
Não Obrigado!
Risco para as Populações e para o rio Tejo
Grande Manifestação Ibérica - 11 de junho - Cáceres - Espanha
11 de Junho todos a Cáceres
Os Verdes associam-se, participam e promovem a grande manifestação pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, no próximo dia 11 de junho, em Cáceres, Espanha.
A Central Nuclear de Almaraz, construída no início da década de 80 do século passado, perto de Cáceres, na Extremadura Espanhola, fica a escassos 100km da nossa fronteira, junto ao rio Tejo.
Esta central, já ultrapassou os 30 anos de laboração e prevê-se que haja intenção de estender o seu período de laboração até aos 40 anos, ou mais. Ao longo deste tempo tem tido problemas e avarias de diversa ordem, provocando incidentes que, acrescidos ao facto da perigosidade inerente aos materiais radioativos, constitui um perigo real de contaminação de toda a região envolvente, incluindo o rio Tejo e municípios ribeirinhos.
Por outro lado a central utiliza as águas do rio Tejo para o seu sistema de refrigeração, o que constitui uma preocupação acrescida pelos reais riscos de contaminação ambiental e humana.
Esta central tem motivado protestos e ações de contestação de ambos os lados da fronteira.
Ativistas, associações, movimentos e partidos de Portugal e Espanha juntaram-se para dar corpo a uma grade mobilização pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz.
Esta manifestação terá lugar no sábado, dia 11 de Junho, na cidade de Cáceres (às 19:00, hora de Espanha), e seráantecedida por diversas atividades, ações e debates ao longo do dia.
Contamos contigo, com a tua participação e mobilização. Traz um amigo também.
Está previsto transporte coletivo em diferentes pontos.
Entra em contacto connosco.
Os Verdes
tel: 213960308
96 186 5220
pev@osverdes.pt
arquivo.osverdes.pt