Intervenção de Cristina Carvalhinho - Faial
Intervenção na apresentação dos candidatos da CDU
Horta, 18 de Setembro de 2008
Muito boa noite, companheiros, camaradas e amigos, minhas Sra.(s) e meus Sr.(s),
Sou a Cristina, candidata pelo “Partido Ecologista – Os Verdes” na lista da CDU pela ilha do Faial
Em primeiro lugar, queria partilhar convosco a minha satisfação por estar aqui, neste contexto e com este grupo de trabalho. Vou explicar:
Neste contexto, porque depois de muitos anos (mais de 20!) de dedicação exclusiva às causas de mãe e de professora, comecei a sentir vontade de participar e intervir de uma forma que, por um lado, me permitisse dar contributos mais alargados em termos sociais e, por outro, me permitisse participar na discussão do que é importante pensar, preparar e cuidar para que o meu filho e todos os meus alunos (estimo uns 3 000, cerca de 1 000 aqui no Faial e espero ter muiiiitos mais!) possam dispor de um mundo justo, equilibrado (em termos sociais e ambientais) e, desculpem o palavrão, sustentável.
Com este grupo de trabalho porque, embora tenha sido proposta pelo Partido Ecologista – Os Verdes (do qual sou membro recente), me senti “em casa”... Encontrei um grupo de trabalho organizado, com muita experiência política e um elevadíssimo conhecimento das (múltiplas) realidades locais. Encontrei uma lista representativa dos vários sectores laborais e sociais com pessoas, todas elas com experiências de vida muito diversificadas, mas com uma vontade comum: a necessidade de contribuir com a sua experiência, capacidade de trabalho e voluntarismo para a construção da tal estrutura que permitirá (pelo menos) à próxima geração viver num mundo, num país, numa região, numa ilha... mais justo(s)!
Em segundo lugar, queria partilhar um pouco do meu percurso .......... ideológico(?)
Há 10 anos atrás, achei que esta ilha era o sítio (de todos os que conhecia) mais bonito e interessante para viver!
Passada uma década, continuo a encontrar uma ilha cheia de encantos e potencialidades, mas também, com muitos problemas e tenho-me questionado sobre a minha acção: se se deve reduzir à minha actividade profissional ou se poderei contribuir, pelo menos na reflexão e discussão, para resolver problemas que vou encontrando? Decidi entrar na discussão! Quero partilhar as minhas ideias e convicções e fomentar o debate público! Quero saber se existe um plano de desenvolvimento económico, social e ambiental para a ilha do Faial, em particular, e para o Arquipélago dos Açores em geral! Se existe, então: Porque é que não é do conhecimento público? Porque é que não é discutido com a participação activa dos cidadãos? Quais são as suas linhas orientadoras no que diz respeito ao desenvolvimento social, ambiental e económico?
Porque acho que não vou gostar das respostas para estas perguntas, resolvi participar activamente na próxima campanha eleitoral para as Eleições Parlamentares da Região Açores! Considero que, dadas as circunstâncias, se torna indispensável questionar, discutir, sugerir, propor e, de uma forma reflexiva, participar na construção e implementação de projectos de desenvolvimento sustentável para o Faial e para os Açores. É neste sentido que apelo à população do Faial (aos presentes, em particular) para a participação no debate do que é que queremos para o futuro do Faial e dos Açores,? O que é que precisamos de resolver agora , para que a próxima geração (nossos filhos e/ou alunos) ainda possa tomar decisões, ter opções, existir num ambiente saudável, enfim, VIVER! Para que a próxima geração não se sinta condenada à sobrevivência (económica, ambiental)... para que não se sinta condenada a ser condenada!
Como já se disse, sou candidata pelos Verdes. “Os Verdes”, que fazem parte da CDU, tentam ser a voz ecologista na política portuguesa. Para que essa voz ecologista se fizesse ouvir ao mais alto nível institucional, os Verdes contaram com a colaboração do PCP. Juntos, na CDU, e com o vosso apoio, formalizado no voto, poderemos contribuir para a concepção de um plano de desenvolvimento sustentável para que a próxima geração tenha a opção de viver!
Nesta altura e com o actual contexto politico, considero que a CDU é a voz credível, necessária, atenta e inteligente! Considero que a CDU tem demonstrado, ao longo do tempo, que é uma força politica que não tem “nada a perder”, que, de formas, mais ou menos criativas, mais ou menos disciplinadas, mais ou menos embaraçadas, tem tido o papel na defesa dos trabalhadores da base da pirâmide social e tem tido a coragem de valorizar a ecologia em detrimento da numeracia.
Eu acredito no projecto dos Verdes, eu acredito nos valores da CDU, eu confio na capacidade de trabalho desta lista de candidatos e de toda a equipa de militantes e apoiantes e, sobretudo, acho que o candidato Luís Bruno é uma pessoa inteligente, com grande capacidade de trabalho e com um elevado conhecimento das coisas/causas!...
Antes de apelar ao voto neste projecto/candidato/deputado/lista, queria apelar à vossa sensibilidade cívica e convidar-vos a reflectir se não valerá a pena colaborar activamente nesta campanha! (nem sei se é um apelo se é um desafio) Participem com ideias e sugestões, apareçam nas discussões e debates e, no final, em consciência, votem! E eu acho que vão querer votar CDU!
Cristina Carvalhinho