Pesquisa avançada
 
 
Balanço da Atividade Parlamentar
Partilhar

|

Imprimir página
A voz ecologista na Assembleia da República: quatro anos de trabalho
No fim de mais uma legislatura é tempo de fazer o balanço de quatro anos de trabalho na Assembleia da República. O documento que aqui se apresenta tem como objectivo fazer uma síntese desse trabalho, como forma de dar a conhecer as nossas iniciativas, lutas, propostas e intervenções resultantes da nossa actividade parlamentar. Da nossa parte consideramos que o saldo foi bastante positivo, que valeu a pena e que para além daqueles que nos elegeram, muitos eleitores de diferentes quadrantes políticos reconheceram a utilidade inalienável do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes».

Constituído por duas deputadas, o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes", foi o primeiro Grupo Parlamentar na história da República exclusivamente feminino. Mesmo quando houve lugar a substituição, respeitando assim o principio da rotatividade, principio com alguma tradição nos "Verdes", a constituição do Grupo Parlamentar continuou a ser exclusivamente feminino. Para além disso o Grupo Parlamentar "Os Verdes" foi sem dúvida, a expressão política do pensamento ecológico.

Durante quatro anos fomos quotidianamente a voz clara de todos aqueles que de Norte a Sul do país, se nos dirigiram com os seus apelos, preocupações e protesto.

Fomos a expressão da insubmissão contra a absurda lógica desta sociedade de desigualdades e crise ecológica (que o PS provou não querer alterar), que em nome do dogma dos mercados e do valor sagrado do lucro, destroi, desumaniza, põe em risco a saúde e o ambiente, atenta contra direitos humanos, contra a segurança e contra a natureza.

Durante quatro anos fomos o veículo de propostas novas e alternativas, no plano social, cultural, ambiental, traduzidas em projectos de lei, declarações, resoluções, deliberações, requerimentos, votos de protesto e mesmo na revisão constitucional.

Aqui poderá consultar o trabalho realizado pelo grupo Parlamentar "Os Verdes"