Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
05/04/2013
Apresentação de Candidatos CDU em Santa Maria da Feira. Intervenção de Antero Resende.
A CDU é uma manifestação para todos!

Boa tarde amigos e companheiros, caros munícipes de Santa Maria da Feira,

Permitam-me apenas umas sumárias palavras, para dizer que é uma honra para mim enquanto militante de “Os Verdes” integrar as listas da CDU ao município de Santa Maria da Feira, por múltiplas e diversas razões. Desde logo porque para nós na CDU a disponibilidade é uma palavra de ordem. Prova-o o trabalho desenvolvido pelos nossos eleitos, que se movem pelos interesses e defesa das populações e que, como é seu timbre, são capazes de dizer não ao Governo central, o que, convenhamos, não é hábito do PSD e do PS de Santa Maria da Feira.

Por princípio e para dar corpo à máxima “trabalho, competência, honestidade e isenção” que faz parte da carga genética da Coligação Democrática Unitária, atuarei sempre às “claras”, e como tal, deixo aqui desde já uma proposta, “o poder que me derem não será meu, será sempre de quem mo deu!” Pois privilegiarei sempre a vontade e os anseios da população feirense. Avançaremos igualmente com a proposta de orçamentos participativos, para a câmara e para as freguesias, abrindo assim, a vida e a construção de um novo município a todos os munícipes, pois para nós a cidadania não se esgota no ato eleitoral.

Do mesmo modo, estou certo de que nem todos terão esta atitude cívica pois não vão faltar nestas eleições, em Santa Maria da Feira, candidaturas apostadas em discutir e abordar o acessório numa tentativa de ocultar as suas reais responsabilidades pela situação do país e do concelho. Como vem sendo habito aparecerá igualmente uma candidatura partidária, com um candidato em comissão de serviço e que, após o mesmo, se eclipsará.

Parece-me inequívoco e avulta da história recente, que a CDU é a única candidatura que valoriza o poder local democrático, as freguesias e o seu papel central junto das populações, e, estamos aqui desde logo para mostrar às populações locais que “há mais mundo para além do PSD, PS e CDS” e que existem “caminhos alternativos” que eu proponho aos feirenses trilharmos de futuro.

O nosso património de trabalho e intervenção fala por nós. Enquanto candidato da CDU, sou militante do Partido Ecologista “Os Verdes” e orgulho-me desse património de intervenção política no nosso Concelho. Orgulho-me das lutas na defesa da linha do Vale do Vouga, duma intervenção coerente na denuncia de crimes ambientais, como são os casos das pedreiras de Lourosa e das Penas, a poluição dos lençóis freáticos em Riomeão, na defesa dos nossos recursos hídricos, em defesa do Cáster, do Uima, do Inha, da Ribeira da Lage, do Rio Maior e do Ul despoluídos, batemo-nos por uma postura de recolha de resíduos sólidos diferente e ecológica, e, em tantas outras situações em que recorremos aos grupos parlamentares do PCP e de “Os Verdes”, ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, à Comissão de Ambiente da União Europeia, ao Provedor de Justiça e a tantos outros órgãos de tutela nacionais e da UE. Fomos os únicos que denunciamos as intenções que subjaziam à concessão a privados dos sistemas de água e saneamento. Fomos os únicos a votar contra a concessão a privados dos sistemas de águas e saneamento públicos. O tempo deu-nos razão, hoje temos a água mais cara do país e taxas de ligação proibitivas, ao mesmo tempo que a quem por impossibilidades económicas não o faz, é cobrada uma taxa fixa de não ligação mensalmente.

Já no campo da educação, e porque achamos que todos somos educação, temo-la, ao contrário do PSD local, como a estrutura basilar para uma sociedade com futuro. Assim, batemo-nos por uma escola pública e de qualidade, próxima do aluno enquanto individuo, que o trate com equidade e atenda às suas diferenças.

Por isso, fomos e somos contra a lógica mercantilista das agregações de estabelecimentos escolares. Somos pela melhoria do parque escolar da Feira, tendo proposto por diversas vezes a construção de pelo menos mais duas escolas secundárias no território municipal. Propusemos a requalificação ambiental e a adequação tecnológica de todas as escolas básicas. Denunciamos a presença de coberturas de edifícios escolares com fibrocimento incorporando amianto. Denunciamos as más condições dos transportes escolares, a mau serviço de cantina e os atrasos nos pagamentos por parte da camara aos operadores das mesmas. Em suma, denunciamos a falta de uma estratégia para a educação municipal que começa desde logo pelo não cumprimento da carta educativa, pelo deficiente funcionamento do Conselho Municipal da Educação pelo deficiente funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, pelo desaparecimento do Conselho Municipal da Juventude entre outros. 

Amigos e companheiros

Estamos cientes que a história teria sido bem diferente se a CDU tivesse tido eleitos no Executivo Municipal, porque a CDU fez e faz falta no Executivo Municipal onde conseguirá fazer toda a diferença. Para mim a CDU não é só oposição é assumidamente a solução. Tantas são as perguntas a fazer, porque muitas foram as respostas que ficaram por dar, muitas são as dúvidas em relação a opções tomadas, no que respeita à água, ao lixo, à cultura, à educação porque os esclarecimentos pecaram pela ausência.

As asneiras foram feitas. Importa agora retirar os ensinamentos possíveis desta situação e mudar de rumo. Destruídas estão a credibilidade política de PSD e PS enquanto poder e oposição. Ferido está o concelho de Santa Maria da Feira, que moribundo se vai arrastando para um endividamento impagável.

A Feira e os feirenses merecem mais e melhor. Mais respeito e melhor gestão autárquica. Mas principalmente precisam saber que podem ter melhor e que para tal é necessária uma nova política, responsável, participada e transparente, franca, realista e honesta, com os pés assentes nesta terra, que se quer “verde” e que se tem de requalificar enquanto território se quer continuar a ser atrativo e centralizador. Estes desideratos só serão atingidos com políticas conscientemente viradas para as pessoas como só a CDU sabe fazer.

Esta é altura de as populações mostrarem o seu descontentamento contra as políticas daqueles que nos governam. A nossa proposta é que desobedeçam, que estas eleições têm de ser aproveitadas para desobedecer aos lugares comuns e fatalismos dos males menores, que têm que ser aproveitadas para as pessoas dizerem “não” a esta política, porque tudo aquilo que criminosamente nos está a acontecer não é fruto do acaso nem de qualquer intervenção divina ou mera malfeitoria do poder central, é isso sim o resultado das políticas, opções e logros dos sucessivo elencos camarários laranjas.

Amigos e Companheiros,

Sabemos que os tempos são duros e o caminho difícil e desigual, mas o desafio é irrecusável.

Estamos aptos, assumiremos todas as responsabilidades. PSD e PS já tiveram 38 anos de oportunidade que deixaram gorar. É hora de um outro rumo, é a hora da CDU!

 

 “O Povo da Feira é quem mais ordena!”

 

Viva a CDU                            

Antero Resende 5/04/2013

 

Voltar