Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
30/06/2013
Apresentação pública dos candidatos da CDU às autarquias do concelho de Sesimbra - Intervenção de Susana Silva
Boa tarde, Companheiros e Amigos,
Quero em primeiro lugar, em nome do Partido Ecologista Os Verdes, saudar todos os outros elementos da Coligação Democrática Unitária – o Partido Comunista Português, a Intervenção Democrática, todos os independentes e uma saudação especial aos candidatos da CDU que hoje aqui apresentamos e que são os rostos da nossa CDU para o concelho de Sesimbra.
Todos juntos fazemos da CDU uma coligação de corpo inteiro. E como este país precisa urgentemente de projetos com verticalidade e de corpo inteiro!
Companheiros e Amigos,
Num momento tão particularmente difícil da vida do país, e em que o atual Governo se pauta apenas por o tentar afundar cada vez mais, a nossa CDU é desde sempre a confirmação da capacidade de união de esforços e de convergência da verdadeira esquerda, e a verdadeira alternativa!
Uma convergência que assenta num projeto político de dedicação e de empenho pelo desenvolvimento do país, pelo bem-estar das populações e pela promoção da sua qualidade de vida. Não poderíamos ter outro objetivo central, não poderíamos ter outra qualquer meta, que não esta, que nos move numa persistente ação diária. Nunca traímos os nossos valores de esquerda, está-nos no sangue, corre-nos nas veias esta vontade constante de construir uma sociedade onde a igualdade de oportunidades seja realidade, onde a justa repartição da riqueza combata a pobreza e gere dignidade de vida a todos, a todos sem exceção, com desenvolvimento da sociedade assente num património de interação de valores socias, ambientais e económicos.
Temos estado a ser governados por gente que, seguindo instruções externas e na mais completa submissão à ideologia neoliberal, têm vindo a destruir o país. Com falsos argumentos de que as medidas são inevitáveis e que não existem alternativas, lá nos vão roubando o direito ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação, à mobilidade, à cultura, à água, não respeitando em nada os direitos consagrados na nossa Constituição, e os valores que Abril conquistou.
Em troca, deixam-nos mais impostos, desemprego, pobreza, exclusão social, fome, miséria, e um Estado mais centralizado, com o propósito claro de transformar as autarquias num braço estendido do Governo.
Mas isto que hoje vivemos, não é fruto do acaso, nem é produto de qualquer intervenção divina.
O que hoje vivemos é o resultado das políticas e das opções dos Governos que ao longo dos anos têm vindo a tomar conta do nosso destino coletivo.
O que nos está a acontecer, tem responsáveis e os responsáveis têm partidos, e esses partidos têm nome: PSD, PS e CDS.
São estes os partidos responsáveis pela situação que está criada.
E para que a culpa não morra solteira, é preciso penalizar os responsáveis.
É por isso que devemos encarar as próximas eleições autárquicas como uma oportunidade para penalizar essas forças políticas, que estão a empobrecer os portugueses e a destruir o País.
É por isso que é necessário, reforçar a CDU, porque reforçar a CDU é também reforçar a esperança de uma alternativa para o País.
Uma alternativa da verdadeira esquerda, da esquerda consequente, que nada tem a ver com as Troikas, com os benefícios fiscais à banca, com os paraísos fiscais, com as fraudes do BPN e com outros negócios que nos continuam a custar milhões e milhões de euros.
Numa altura em temos a clara perceção que hoje está ser pior de que ontem e sobretudo que amanha será pior que hoje, as eleições autárquicas são assim uma oportunidade, para fazer crescer a esperança, porque quanto maior for a CDU, tanto maior será a esperança dos portugueses.
Companheiros e Amigos,
O país precisa de autarcas que tenham absoluta consciência do mal que a torturante austeridade faz às suas populações. O país precisa de autarcas que sejam porta-vozes das consequências desastrosas destas políticas, de delapidação económica e social, de autarcas que se empenhem na luta contra estas opções políticas e ferozes, de autarcas que se oponham à privatização da Água, que lutem contra a retirada de serviços de proximidade às populações, como os CTT e as freguesias.
O país precisa de autarcas que tenham consciência de como o corte das reformas, o aumento dos custos do acesso à saúde ou o aumento do preço dos transportes joga idosos para as mais cruéis dificuldades; de como o alargamento da pobreza leva crianças com fome para as escolas e retira jovens do ensino.
O país precisa de autarcas que lutem contra uma Lei de Finanças Locais que retira toda a autonomia ao Poder Local Democrático, através de uma redução de cerca de 400 milhões de euros, às autarquias.
O país precisa de autarcas que lutem contra uma Lei de Extinção de Freguesias, que extinguiu mais de 1200 freguesias, o órgão autárquico primeiro e de proximidade a quem a população recorre.
O país precisa de autarcas que defendam a manutenção dos transportes públicos e a preços acessíveis a todos, numa perspetiva de efetiva mobilidade sustentável.
O país precisa de autarcas que se oponham à privatização de um Direito Humano, a Água.
O país precisa de autarcas que não alinhem neste fosso desastroso e que tenham força, sustentados num projeto político bem diferente, para gerar contestação e alternativa a este desastre. Por isso, Os Verdes afirmam: O país precisa de autarcas CDU!!!
Autarcas com compromisso assumido com as populações, autarcas com Trabalho, na resposta de proximidade às aspirações, preocupações e necessidades das populações, com Honestidade, porque prestamos contas do que fazemos, e com Competência, porque trabalhamos em comunidade e para a comunidade, respondendo aos seus anseios e promovendo o bem-estar coletivo.
Estes são os autarcas CDU como os que hoje aqui apresentamos, de que o país precisa, perante uma Troika e um Governo da maior insensibilidade de que há memória, que nos remeteram para a maior recessão de que há memória, que geraram os níveis de desemprego mais avassaladores de que há memória e que tudo quer privatizar.
Companheiros e Amigos,
Os candidatos da CDU são homens e mulheres enriquecidos de experiência de vida, iguais entre o povo, com gosto e participação e de construção pelo bem-estar coletivo, com conhecimento real e concreto da realidade, e que transportam consigo o projeto da alternativa para uma sociedade mais justa e plena para o seu povo.
E «Os Verdes» reafirmam o seu empenho nessa mudança e nessa alternativa, que é a CDU!!!
Viva Sesimbra!
Viva a CDU!
Voltar