|
30/06/2009 |
Apresentação Pública dos Primeiros Candidatos à Assembleia da República pelo Distrito de Coimbra - João Pinto |
|
Intervenção de João Pinto, Partido Ecologista "Os Verdes"
Caros Companheiros e Amigos,
É com grande satisfação que em nome do Partido Ecologista “Os Verdes” vos dirijo um forte abraço de saudação nesta primeira iniciativa pública da candidatura da CDU à Assembleia da República pelo Distrito de Coimbra.
Os Verdes integram esta coligação com a convicção de que é urgente uma mudança de política no país. Uma mudança que combata a actual política de direita e que reforce a justiça social, os direitos dos trabalhadores e os princípios da sustentabilidade ambiental. Uma mudança que dê um novo ânimo às legítimas aspirações dos portugueses; aspirações de mais oportunidades e mais qualidade de vida, com uma particular atenção para os desempregados que não param de aumentar e para os jovens.
As próximas eleições legislativas constituem por isso uma verdadeira oportunidade para essa mudança que não podemos desperdiçar. A Coligação Democrática Unitária constitui uma alternativa séria, coerente e capaz de promover uma viragem na política do país através da afirmação dos valores da esquerda.
Mas as próximas eleições, para além da importância na alteração da realidade nacional, têm também uma grande importância na alteração da realidade distrital, uma vez que dela saem os 10 deputados que deverão representar o distrito na Assembleia da República.
Por isso mesmo, iremos recordar ao longo da campanha quem foram os deputados eleitos pelo distrito nas anteriores eleições, nomeadamente do PS e PSD, o que prometiam e o que fizeram para contrariar a falta de investimento público e a contínua perda de peso institucional do distrito.
Por exemplo, e entre muitas situações, o voto contra dos deputados do Partido Socialista eleitos por Coimbra, quando na Assembleia da República “Os Verdes” apresentaram um projecto de resolução que visava pôr fim à iniquidade na atribuição de indemnizações compensatórias, as quais beneficiam unicamente os transportes urbanos de Lisboa e Porto e deixam de fora os demais transportes urbanos do país, nomeadamente os SMTUC.
Companheiros e amigos,
A batalha eleitoral dos próximos meses é decisiva para a afirmação da posição da CDU junto dos eleitores. Creio que o esforço que temos pela frente se pode traduzir nesta breve mensagem em duas palavras: esclarecimento e mobilização.
Em primeiro lugar esclarecimento: é preciso conseguir de facto passar a mensagem política da CDU e esclarecer os portugueses sobre as propostas alternativas que temos para o país; mas é preciso também esclarecer os eleitores sobre o trabalho realizado até agora pelos grupos parlamentares dos “Verdes” e do PCP na Assembleia da República, o qual demonstra a credibilidade com os compromissos assumidos em anteriores eleições.
Em segundo lugar mobilização: não basta reunirmos simpatia e agrado pelas nossas propostas; é preciso mobilizar de forma efectiva os militantes, simpatizantes e apoiantes da CDU para que em Setembro votem nesta alternativa política. Estas não são eleições entre PS e PSD como nos querem fazer passar, mas sim eleições para 230 deputados à Assembleia da República. É preciso lutar contra esta bipolarização política e reforçar a votação na CDU para alcançarmos mais deputados e mais força na Assembleia da República.
É por esta causa que me envolvo nesta candidatura com a certeza de que a CDU saberá honrar os seus compromissos e corresponder como alternativa aos problemas do distrito de Coimbra e de Portugal.
Bom trabalho a todos e VIVA a CDU!