|
16/07/2009 |
Apresentação Pública dos Primeiros Candidatos à Assembleia da República pelo Distrito de Évora - José Manuel Barroso |
|
Caros Companheiros e Amigos
Quero, em primeiro lugar, saudar, em nome do Partido Ecologista Os Verdes, esta magnífica moldura humana, demonstrativa do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU na Assembleia da República.
É com orgulho que integramos esta lista, podendo assim partilhar, de forma mais intensa, este projecto com mulheres e homens que saberão, seguramente, dar a esta batalha política a força das nossas convicções, o empenhamento militante e a dedicação à luta pela defesa dos direitos e dos interesses do povo deste distrito, de que a longa história desta coligação tem dado provas inequívocas.
É com convicção que temos combatido as políticas desenvolvidas pelos sucessivos Governos, desde o PSD ao PS, que têm acentuado as assimetrias regionais, que concorrem para a desumanização e a desertificação regiões mais interiores do País.
Évora é um distrito com elevadas potencialidades – na agricultura, na indústria, na exploração das rochas ornamentais, no turismo, no património natural e no património construído, com uma invejável qualidade ambiental … - para as quais é forçoso que o Governo tome políticas centrais de apoio, no sentido da sua potenciação e por forma a atrair mais riqueza e a gerar maior desenvolvimento.
Até agora, temos assistido à aplicação de medidas que têm resultado em encerramento de empresas, aumento do desemprego e das desigualdades sociais, enriquecimento dos mais ricos e criação de maiores dificuldades paras as classes médias e mais pobres.
José Sócrates refugia-se na crise internacional para justificar o aumento das dificuldades nacionais.
Investe mais no apoio à banca, com o dinheiro dos contribuintes, do que aplicar esses dinheiros na consolidação do emprego e na melhoria das condições sociais dos trabalhadores.
Companheiros e Amigos
A actividade da CDU está ligada à realidade e ao equilíbrio ecológico e à identidade cultural das populações, só possível de levar à prática através deste projecto político planeado e transparente, abrangente e dinâmico, que respeita as diferenças e promove a criatividade geradora de novas estratégias de desenvolvimento e das diversas formas da democracia participativa.
Neste âmbito, para além de todo o trabalho desenvolvido pelo trabalho do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, permitam-me que realce alguns aspectos dos deputados Verdes na Assembleia da República, que complementam e enriquecem o trabalho desenvolvido pela CDU relativo ao distrito de Évora.
Se nas eleições para o Parlamento Europeu a CDU avançou com toda a confiança e obteve bons resultados, para as legislativas a CDU vai avançar com redobrada confiança.