Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
25/09/2009
Comício Festa da CDU em Almeirim - Intervenção de Sónia Colaço
Companheiros e Amigos,
Permitam-me em primeiro lugar, em nome do Partido Ecologista “Os Verdes”, saudar todos os presentes, aqui esta noite nesta iniciativa da CDU. Saudar os homens, mulheres e jovens que fazem da Coligação Democrática Unitária a força única, de convergência e de participação democrática, a força que é a verdadeira esquerda alternativa.
A CDU está hoje aqui a realizar o encerramento da campanha eleitoral pelas legislativas no Distrito de Santarém. É preciso recordar que este é um momento de extrema importância para o nosso futuro colectivo, que se traduz numa escolha e ao mesmo tempo numa oportunidade. Já no próximo domingo, dia 27, é a oportunidade para escolhermos os 230 deputados que irão compor a próxima Assembleia da República, que nos vão representar e defender. E Para garantirmos a execução de um trabalho sério, honesto e competente, na defesa dos nossos direitos e interesses é necessário o reforço da CDU.
Durante cerca de duas semanas os militantes da CDU percorreram o nosso Distrito, estiveram junto das populações nas ruas, nas fábricas, nos centros de saúde, nas escolas, nos mercados… Num trabalho de proximidade constante, querendo ouvir as pessoas, conhecer as suas dificuldades, anseios e aspirações.
Mas não se pense que a CDU só agora esteve com as populações! Os eleitos da CDU na Assembleia da República, através dos Grupos Parlamentares do PCP e de ”Os Verdes”, sempre conheceram e souberam dar voz aos problemas do Distrito de Santarém e do concelho de Almeirim. A CDU trabalha com as pessoas e para as pessoas, conscientes que só assim é possível conhecer a realidade do país e das populações.
Podemos recordar por exemplo as propostas de investimento para integração no PIDDAC para a Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas no Aterro da Raposa em Almeirim, e para a remodelação do Mercado Municipal de Almeirim. Os eleitos da CDU na Assembleia da República só na área do ambiente apresentaram mais de 100 propostas, o que representa mais do dobro do que qualquer outro grupo parlamentar (por exemplo o PS apresentou 15). Foram propostas que englobam as áreas da agricultura, da floresta, da conservação da natureza, dos resíduos, dos recursos hídricos, do ordenamento do território, dos transportes e da energia, da qualidade do ar e da água, dos campos electromagnéticos, dos OGM’s.
Companheiros e Amigos,
Todos conhecemos a situação gravosa do país, da responsabilidade deste Governo PS, mas a crise que vivemos não é somente uma crise económica e social. Também assistimos a uma grave crise ambiental, tendo este governo passado o ambiente para segundo plano, encarando-o como um negócio e não como um direito, subjugando-o aos interesses do mercado e dos grandes grupo económicos.
Mas o não se pense que o PS local é diferente. Também no nosso concelho não houve conservação da natureza e biodiversidade que resistisse. Basta recordarmos a escolha de um montado de sobro para a localização da Prisão de Lisboa e Vale do Tejo. Basta passar e ver o crime ambiental cometido no Parque das Laranjeiras, com o abate e destruição de duas dezenas de árvores de grande porte.
Também esta gestão PS encara a água como uma mercadoria transaccionável, segundo os interesses de mercado, abrindo caminho à sua privatização através da empresa Águas do Ribatejo. Facto que a CDU sempre rejeitou, pois a água é um bem essencial à vida e ao desenvolvimento e por isso defendemos a gestão e exploração públicas da água.
A CDU tem os homens e mulheres que podem fazer mais e melhor pelo país e por este concelho. Porque é a CDU que defende a democracia, os serviços públicos, a produção nacional e o consumo local, um ambiente sadio, a protecção e conservação da natureza, e a salvaguarda dos recursos naturais.
É a CDU que pode transformar Portugal e Almeirim, e as oportunidades para isso são já no dia 27 de Setembro e depois no dia 11 de Outubro. As oportunidades para mostrar que há mais mundo para além das políticas de direita do PS, que é possível colocar a justiça social e o desenvolvimento sustentável acima dos interesses económicos.
Vamos contribuir para esta transformação, porque acreditamos que é possível uma vida melhor com o reforço da Coligação Democrática Unitária.
Viva a CDU!!!
Voltar