Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
02/06/2013
Encontro Concelhio da CDU de Gondomar - Intervenção de Miguel Martins
Intervenção de Miguel Martins
Membro da Comissão Executiva Nacional do PEV
Encontro Concelhio da CDU de Gondomar
2 de Junho, Auditório da ACI de Gondomar

Boa tarde caros companheiros e amigos,

Estando a falar em nome do partido ecologista “Os Verdes” quero naturalmente saudar todos os presentes, em particular os nossos amigos de coligação, o PCP e saudar igualmente todos os activistas que com o seu empenho e dedicação, promovem, divulgam e valorizam o projecto político da CDU. 

Projecto este que tem trabalhado e lutado junto com as populações, ouvindo os seus problemas e necessidades, fomentando projectos que promovem o desenvolvimento das regiões e o bem-estar das pessoas. 

Projecto este que tem nos desafios deixados pelo 25 de Abril a sua motivação e força, que tem na defesa dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa a sua luta. 

Hoje vivemos tempos difíceis, num claro ajuste de contas ao que foi arduamente alcançado, onde para além do caminho que ainda falta percorrer, mais grave é o retrocesso que algumas destas conquistas têm sofrido nas duas últimas décadas. 

Sob a acção do plano imposto pela troika portuguesa e estrangeira que estrangula o país, querem-nos roubar o direito ao trabalho, ao trabalho com direitos, à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, à água, em resumo, retirar todos os nossos Direitos, tal como conhecemos até hoje. 

O concelho de Gondomar não é excepção, bem pelo contrário, é o retrato do resto do distrito do Porto e do país, onde aumenta o desemprego, a precariedade no trabalho e a desvalorização salarial, onde se reduzem os serviços públicos, onde se extinguem Freguesias, onde se encerram balcões dos CTT onde se reduz o acesso aos serviços de saúde e paralelamente lá vão abrindo como cogumelos unidades de saúde privadas. 

«Os Verdes» têm, ao longo do tempo, denunciado vários problemas no concelho de Gondomar, quer na Assembleia da Republica ou a nível local em articulação com os eleitos do PCP, nomeadamente na redução do horário do SASU de Gondomar, na trapalhada da localização da escola da Boavista /Lourinha, na defesa da requalificação do rio Tinto, e nas condições de acesso / prestação nos serviços de transportes públicos.

Caros companheiros e amigos,

As eleições autárquicas estão à porta e face à situação que o país atravessa mesmo assim confrontar-nos-emos várias vezes na rua com alguém que nos perguntará: “mas valerá a pena ir votar nas próximas eleições autárquicas?” e nós teremos que dizer que o voto é a voz de cada um dos eleitores a ditar um rumo para uma localidade e para um país porque o país se faz de localidades. 

As eleições autárquicas, serão há partida, as primeiras eleições depois de conhecidos os efeitos concretos, devastadores do memorando da troika é tempo eleitoral então para penalizar aqueles que nos colocaram nas mãos da troika. Estas eleições autárquicas são a oportunidade de penalizar aqueles que ditaram uma austeridade absurda que leva o país à miséria e à incapacidade de gerar riqueza e é preciso dizer às pessoas que o voto na CDU, é o voto que o PSD, o CDS e o PS, mais temem, porque engrandecer este projecto que é a CDU é engrandecer uma alternativa credível para o país e a troika portuguesa, como é obvio sabe disso. 

E vale a pena votar CDU, porque a CDU é a garantia de autarcas conscientes da gravidade da situação do país e dos seus efeitos nas localidades e na vida concreta dos cidadãos. 

No momento que atravessamos podemos perguntar nos para quê que nós precisamos de autarcas no país subservientes, a um governo delapidador e desistentes do desenvolvimento das suas localidades. 

Eleger este tipo de autarcas é acrescentar obstáculos e problemas, a problemas e obstáculos. O país precisa hoje mais do que nunca de autarcas absolutamente sensíveis e conscientes dos efeitos terríveis destas politicas absolutamente nefastas.

Andam para aí uns a dizer Gondomar com esperança, mas nós dizemos que a esperança deste concelho e deste país é sem dúvida a demissão deste governo e a aplicação de uma politica alternativa efectivamente de esquerda que vá ao encontro das necessidades pessoas e das pequenas e média empresas. 

Andam para aí outros a dizer o meu partido é Gondomar, seguindo as pegadas pré-históricas sabe-se lá de que subserviência, mas uma coisa sabemos, é que não são independentes quer do ponto de vista ideológico, quer “partidário”, de independentes pouco têm, têm mais é de descontentes.

Caros amigos e companheiros

Nós precisamos de autarcas, precisamos de autarcas que digam lá ao governo o que é que a lei das rendas que nós chamamos e bem a lei dos despejos veio fazer no seu concelho despejando aqueles inquilino que menos condições económicas têm. 

Nós precisamos de autarcas que ditem lá para o governo a realidade do desemprego na sua freguesia e concelho e designadamente daqueles tantos que estando no desemprego nem sequer recebem subsidio de desemprego, a realidade da pobreza, a realidade da destruição dos serviços públicos, e do quão difícil isso torna a vida às pessoas e às micro e pequenas empresas. 

Precisamos de autarcas que rejeitem o estrangulamento das autarquias, precisamos de autarcas que persistam na defesa e na reivindicação de projectos relevantes para as populações. 

Estou obviamente a falar de autarcas da CDU. São estes que se colocam ao lado das populações para servir o bem-estar colectivo e quês lhes dão força nas suas pretenções. 

A CDU é lealdade é certeza da palavra dada. Hoje é tão importante, tão importante falar da palavra dada e do seu cumprimento. CDU é verdade, é trabalho, é honestidade, é competência. Nós na CDU somos obviamente um projecto coletivo, somos a coligação de esquerda que é um projecto feito de tanta, tanta gente de iguais entre a população e é este ser-se igual na, e entre a população que nos dá também a dimensão do conhecimento da vida concreta do povo, porque nós somos povo.

Viva este encontro concelhio da CDU

Viva a cdu
Voltar