Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
19/04/2013
Intervenção de Afonso Luz «Os Verdes» na apresentação dos cabeças de lista da CDU a Montemor-o-Novo

Caros amigos e companheiros

Antes de mais, em nome do Partido Ecologista “Os Verdes”, saúdo o PCP e a ID que, perante mais um desafio eleitoral, neste caso para as autarquias locais, não hesitaram em reactivar a CDU, coligação que tem demonstrado, com a sua postura, a sua seriedade e responsabilidade, querer contribuir para uma sociedade melhor, mais digna, mais justa, mais solidária, mais respeitadora dos recursos naturais, uma sociedade de paz, tal como se exige a uma força política efectivamente de esquerda.
Saúdo igualmente todos os montemorenses aqui presentes e que dão força a esta Coligação.
Aqui estamos, num acto, que é mais um passo no arranque para as eleições autárquicas que se aproximam.
A situação gravíssima do país, deixa muitas dúvidas quanto ao quadro político que encontraremos até lá.
Temos estado a ser governados por gente que, seguindo instruções externas e na mais completa submissão à ideologia neoliberal, têm vindo a destruir o país, não respeitando sequer muitos dos direitos consagrados na nossa Constituição.
Com os argumentos falsos de que as medidas são invitáveis e que não existem alternativas, lá nos vão roubando o direito ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação, à mobilidade, à cultura, à água.
Sempre medidas que vão no sentido contrário àqueles que deveriam ser os grandes objectivos para a recuperação do país: a estabilização social, a criação de emprego e o desenvolvimento das economias locais.
E continuamos a assistir ao ataque sistemático às funções sociais do Estado, como se tivessem sido estas a conduzirem o país à situação a que chegou.
Quando todos sabemos que o que nos conduziu até aqui, foram as políticas, seguidas durante anos, por PSD, PS e CDS, em conivência com os estados mais poderosos da União Europeia, de destruição do nosso aparelho produtivo, na indústria, agricultura e pescas, bem como a adopção precipitada do Euro e o consequente aumento da dependência do exterior, nomeadamente, dos mercados financeiros.
A realidade aí está para mostrar, da forma mais dramática, como todo este caminho tem sido errado.
Agora, a coberto do chumbo do Orçamento pelo Tribunal Constitucional, lá vêm com a mesma receita. Mais austeridade, a recair sobre os mesmos: trabalhadores, pensionistas e funções sociais do Estado.
Estamos perante um governo profundamente incompetente, sem legitimidade para continuar e cada vez mais desacreditado.
É esta a hora de sermos nós a dizer que aquilo que é inevitável e que não tem alternativa é a demissão deste governo.
Temos de voltar a dar a palavra ao povo, permitindo encontrar uma solução governativa de esquerda, que ponha em prática uma política diferente, renegociando a dívida, os seus prazos, montantes e juros, de forma séria, com sustentabilidade e com margem para o crescimento económico.

Mas, Companheiros
Estamos hoje aqui num acto que tem a ver com autarquias, que são um dos mais fortes pilares em que assenta a nossa democracia e, não é, por isso, de estranhar, que sobre elas tenha recaído muito do ódio deste governo e da troika.
As autarquias têm estado sujeitas a um verdadeiro massacre provocado por leis que em nada melhoram a actuação das autarquias, pelo contrário, afectam a sua capacidade de gestão, têm impactos gravosos para as populações e são uma clara violação da autonomia do Poder Local consagrado na Constituição.
Já se foi embora o ministro que mais responsabilidades teve nestas medidas, pena foi que o resto do governo não lhe tivesse seguido o exemplo.
Cabe-nos continuar a luta contra estas políticas. E uma das formas de luta é votar na CDU.
A que propósito deveremos entregar o nosso voto a autarcas subservientes aos partidos (PSD, PS e CDS) que nos levaram a esta situação?
Onde vale a pena votar é na CDU !
Porque é na CDU que estão os autarcas capazes de, perante o governo, defenderem o seu concelho, denunciar as dificuldades por que passam os seus munícipes, os casos de carências alimentares, os casos de despejos de habitações, os casos de famílias separadas pela imigração forçada, os casos de falências de empresas e famílias. Tudo provocado pelas políticas que esses partidos, há anos, vêm seguindo.  
Os montemorenses são daqueles que não se têm deixado enganar.
E os autarcas da CDU, têm correspondido à confiança que lhes tem sido dada.
Por isso a gestão do Município de Montemor tem sido um exemplo dos princípios que pautam a actuação da CDU: Trabalho, Honestidade e Competência.
Os candidatos aqui hoje apresentados, pelo seu passado e experiência, são as pessoas certas nos lugares certos e dão-nos todas as garantias de que, num quadro muito exigente, a sua dedicação e a afirmação do trabalho colectivo, permitirão encontrar as soluções mais adequadas à defesa dos interesses dos munícipes e ao desenvolvimento do concelho.
Estamos certos de que a população de Montemor vai continuar a querer a CDU à frente do seu concelho.
Viva a CDU
Viva Montemor
Voltar