Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
10/08/2013
Intervenção de Cátia Ferreira «Os Verdes» na apresentação da candidatura da CDU da Nazaré às eleições autárquicas

Amigos todos, conterrâneos,

Como parte do povo desta terra que somos, voltei depois da minha formação política e académica ao lugar que me viu crescer. Será com o que aprendi aqui e além, com o que aqui aprenderei e com o empenho que coloco no meu dia-a-dia, que assumo a responsabilidade na dimensão que vocês considerarem. Não posso, porém, deixar de realçar o enorme trabalho de um grande e enriquecedor colectivo, e da população apoiante, que resultou no projecto que hoje colocamos à disposição de todos. E porque de todos, meu.

O projecto que defendemos para o Valado, e necessariamente para o concelho, passa pela criação e aproveitamento do potencial instalado e produtivo da freguesia e do município, das suas condições naturais, culturais e geográficas.

Continuaremos a lutar pela reposição da qualidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para todos, e Cuidados à Terceira Idade.

Auditaremos as contas públicas, acordos e protocolos e, levantaremos o espólio sob a responsabilidade do órgão político mais próximo das populações.
Tomaremos o Desporto como um elemento estruturante, tendo em conta mesmo o âmbito nacional, atribuindo-lhe uma função formativa e enriquecedora do património pessoal dos atletas e estudantes mas também do nosso país.

Não esqueceremos o Turismo, a Cultura ou a Natureza como bases para o desenvolvimento mas, enquanto Verdes, e sabendo o apoio dos integrantes da Coligação nesta problemática, centraremos os nossos esforços no aumento da Produção Local e na sua diferenciação pela Qualidade, assim como as Condições Laborais daqueles que produzem.

Com carácter imediato, solicitaremos a suspensão cautelar das actividades de empresas que cometem, actualmente, crimes ambientais, tendo em conta a irreversibilidade da destruição provocada no meio ambiente e a subsequente diminuição da qualidade de vida dos munícipes.

Também no sentido do apoio à dinamização das suas verdadeiras potencialidades continuaremos a lutar, na Assembleia da República, pela revitalização da Linha do Oeste, meio de transporte de pessoas e bens central para alicerçar o desenvolvimento.

Sabemos das nossas capacidades, conhecemos o nosso potencial, acreditamos na CDU, em confiança.

A política é, desde a minha perspectiva e das forças que represento, a função de transformar positivamente a sociedade e as condições de vida de quem a fundamenta, daqueles para quem o trabalho e o pensamento são direitos inerentes à condição humana, bem como a educação, a água, a saúde, a justiça ou o pão.

Assim, em confiança, vamos todos apoiar e votar num futuro que não se vende e, tendo em conta o sucedido, ontem mesmo, parafraseando Urbano Tavares Rodrigues, num excerto do seu poema Destino, digo:

Trago na fonte,
A estrela de fogo
Da minha revolta.
Nunca aceitaria qualquer tirania
Nem a do dinheiro
Nem a do mais justo ditador
Nem a própria vida eu aceito…
Tal como ela é
Com todas as promessas
Do amor e da juventude
E a par da doença
De envelhecer
A morte em cada dia
Antecipada.

Vivam as pessoas.
Viva a CDU.

Cátia Santos Ferreira
Partido Ecologista “os Verdes”
Voltar