Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
08/06/2013
Intervenção de Cláudia Madeira «Os Verdes» nas Jornadas de Trabalho da CDU de Vila Franca de Xira - Encerramento
Amigos e companheiros,

Começo esta intervenção por, em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», saudar o Partido Comunista Português, a Intervenção Democrática e as muitas mulheres e homens independentes que connosco dão corpo a este grande projecto que é a CDU.

Quero também deixar uma saudação e um agradecimento a todos os que fizeram destas Jornadas de Trabalho da CDU de Vila Franca de Xira, um importante momento de reflexão, de debate e de propostas sobre o concelho.

Estas Jornadas surgem na continuidade de um percurso da CDU de vários anos, e têm como base um vasto património de lutas, de propostas e de conquistas, um percurso marcado pelo trabalho com e para a população do concelho de Vila Franca de Xira. Um património que tem vindo a ser construído, que tem presente e que tem futuro.

Pelo trabalho que foi feito hoje e que será continuado e pelas conclusões que ouvimos, foi um dia muito produtivo, marcado pela competência e vontade de quem sabe que para transformar e melhorar, tem que conhecer os problemas e necessidades e apresentar soluções para lhes dar resposta.

E isto, amigos, somos nós, é a CDU!
Só a CDU tem um conhecimento ímpar que vem da profunda ligação à população, às freguesias, aos locais de trabalho, a tudo o que faz mexer o concelho.
Estamos cada vez mais próximos de uma etapa importante e decisiva, que serão as eleições autárquicas. Nesta altura, ao mesmo tempo que olhamos para o presente e o futuro, importa também fazer um balanço do que foi feito até aqui.
Das várias intervenções que ouvimos ao longo do dia de hoje, foi possível fazer esse balanço e ficou claro que a CDU tem feito um trabalho extraordinário.
Ficou também claro, muito claro, que a gestão PS é ruinosa para o concelho e para as pessoas.
Acima de tudo, este balanço vem reforçar o nosso empenho e dedicação e abrir caminho para um futuro diferente para Vila Franca de Xira. Um futuro bem diferente.

O dia de hoje, repleto de intervenções ricas e diversificadas, vem confirmar o que foi afirmado nas iniciativas de apresentação dos nossos candidatos:
a CDU apresenta-se a estas eleições preparada para disputar e assumir todas as responsabilidades, incluindo naturalmente a Presidência da Câmara Municipal.
Sabemos que a responsabilidade é grande, mas estamos à altura, como sempre estivemos.

A correcta administração do município não pode pactuar com uma distância da população e das suas necessidades, com a desvalorização dos recursos do Município, com a desvalorização do mais importante: os seus trabalhadores. A Câmara não pode estar ao serviço dos interesses só de alguns, por ser uma boa oportunidade de negócio ou para satisfazer interesses particulares, indo contra o interesse geral da população.
E isto tem sido a marca da gestão PS na Câmara.
E com a CDU vamos mudar isso!

Este nosso encontro permitiu que apontássemos as principais razões para a importância do reforço e da vitória da CDU nas próximas eleições autárquicas. Foram apontados caminhos e soluções para os problemas de Vila Franca de Xira, e reforçou-se a ideia de que é com autarquias CDU que as populações têm quem as defenda e lute contra a agressão ilegítima da Troika e das políticas de direita aplicadas por PSD, CDS-PP e PS.

Vivemos hoje dias marcados por uma grande ofensiva contra os ideais de Abril, a Constituição da República e o poder local democrático.

Este governo parece uma máquina de destruição do país, das autarquias, da democracia, da dignidade das pessoas, do emprego, dos direitos.
Este Governo trouxe fome, miséria, desemprego, o fecho de milhares de empresas, a destruição do nosso aparelho produtivo.
Roubam-nos o presente e hipotecam-nos o futuro.
Governam seguindo as instruções da troika, dizendo que todas essas medidas são inevitáveis e que não há alternativas. Roubam-nos tudo para pôr directamente nos bolsos dos grandes grupos económicos, que já têm tanto. Tiram-nos o direito ao trabalho, à educação, à saúde, à habitação, à mobilidade, à cultura, aos serviços públicos de qualidade, à dignidade humana.
Tiram tudo e dão-nos uma mão cheia de nada.
Temos um governo que nuns dias conta com o PS para destruir o país, e quando aparentemente não conta, ninguém sabe muito bem o que virá dali, mas coisa boa não é de certeza.
Como se não bastasse, temos um Presidente da República que tudo permite.

Este Governo extinguiu cerca de 1200 freguesias pelo país. E fê-lo à revelia das populações, afastando a população dos seus eleitos, atacando uma das mais valiosas conquistas do poder local democrático.

Além deste brutal ataque, vieram com uma Lei de finanças locais que retira verbas e autonomia às autarquias, com a intenção de privatizar a água e resíduos, com a lei dos compromissos, e estes são só alguns dos exemplos do mal que têm feito. Temos ainda o aumento dos transportes, o encerramento de serviços públicos, como a saúde, as escolas, os CTT, o aumento do custo de vida e cortes, cortes a torto e a direito.
Quando já não há mais nada para cortar, lá arranjam mais uma ideia diabólica para o fazer.
Quem é que consegue governar assim, sabendo que há crianças que vão para a escola com fome, que os reformados não têm dinheiro para os medicamentos, que os desempregados não têm qualquer apoio social, quando milhares de jovens não têm perspectivas de futuro e são obrigados a emigrar?
Só eles é que conseguem. E está na hora de dizer chega, basta disto, não aguentamos mais este governo e esta política desumana.

Estes partidos não merecem a confiança e o voto das populações.
É necessário e urgente mudar de políticas e de Governo.

A todo este desastre a CDU tem respondido com trabalho, honestidade e competência.

Companheiros e amigos,
Nestas nossas Jornadas falámos dos desempregados, do pequeno comércio asfixiado, da desindustrialização, dos problemas das famílias, do desrespeito por políticas ambientais, dos problemas de habitação, das dificuldades das associações e das colectividades, dos jovens a quem é negado um futuro, entre muitas outras situações.
Para combater isto, temos que continuar a nossa batalha e reforçar a nossa intervenção.
Continuar a intervir sobre todos os problemas e lutar por uma governação democrática e participada.

E essa é a governação CDU!
Porque somos diferentes, não temos políticas distintas quando estamos em campanha eleitoral e depois quando somos eleitos.
A nossa política é só uma e é uma política de trabalho, honestidade e competência, sempre do lado das pessoas.
Não vamos prometer o que não conseguimos cumprir. Vamos apresentar-nos à população com soluções concretas para os seus problemas.
É na CDU que está o espaço e a força capazes de dar corpo a muitas das aspirações, projectos e lutas.

A CDU esteve, está e estará do lado das pessoas, defendendo os seus direitos, e o projecto da CDU é a mais sólida garantia de defesa desses direitos.

Companheiros,
esta vontade de mudança que está presente na nossa candidatura em Vila Franca, reflecte também a necessidade de mudança no próprio país.
E as eleições autárquicas servirão também para derrotar este governo e a sua política.
O reforço da CDU, das suas posições e dos seus eleitos, vai ser, por um lado, a concretização de políticas locais a favor das populações, mas também mais um empurrão para este governo se ir embora, rasgando a austeridade e este rumo de empobrecimento, dependência e subordinação para que o país foi arrastado.
Esperam-nos lutas difíceis mas que, ao mesmo tempo, nos dão entusiasmo e força para lutar.
A campanha da CDU vive do empenho dos nossos candidatos e activistas. Vamos enfrentar bloqueios, dificuldades, silenciamentos e deturpações.
Por isso mesmo, vamos insistir, e vamos fazer uma campanha de contacto directo, pessoa a pessoa, colega a colega, vizinho a vizinho. Vamos esclarecer e informar.
Hoje, mais do que nunca temos essa responsabilidade de demonstrar que há alternativa a estas políticas e que é possível a mudança, uma mudança que vá ao encontro dos legítimos interesses e expectativas das pessoas.
Perante mais um desafio eleitoral, «Os Verdes» reafirmam o seu empenho nessa mudança e nessa alternativa, que é a CDU!

Viva Vila Franca de Xira!
Viva a CDU!
Voltar