Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
27/09/2013
Intervenção de Cláudia Madeira «Os Verdes» no Comício de Encerramento da CDU em Loures
Boa noite Companheiros e Amigos

Bem-vindos a este grande comício de encerramento da campanha da CDU em Loures.

Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», dirijo uma saudação especial ao Partido Comunista Português, à Intervenção Democrática, a todos os homens e mulheres activistas da CDU, e a todos os independentes que fazem deste projecto, um projecto único e verdadeiro.

Naturalmente, estendo também esta saudação a todos os presentes neste comício, e a todos os candidatos que em Loures, e pelo país inteiro, dão corpo e voz à CDU. E a todos os que, não sendo candidatos, estão connosco, dando um contributo imprescindível para transformar este desafio eleitoral, num grande reforço da verdadeira alternativa de esquerda, que é a CDU

O balanço que fazemos é positivo, muito positivo. E temos muitas razões para estarmos satisfeitos e confiantes nos resultados das eleições autárquicas de Domingo.
Nesta recta final, podemos ter a certeza que, até ao último instante, os candidatos e activistas da CDU estão a fazer uma campanha de mobilização e esclarecimento, dando a conhecer as nossas propostas.

A poucos instantes do fim desta campanha, é altura de reafirmar a extrema importância que este acto eleitoral representa.

É importante porque vamos votar para as Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Freguesias, e com isto, está em causa o futuro de cada um de nós nos próximos anos, e a definição das políticas municipais que vão conduzir o nosso destino colectivo.

Mas é importante também, e que ninguém se esqueça disto, porque o próximo dia 29 vai permitir mostrar o descontentamento ao PS, PSD e CDS, que pretendem destruir as nossas vidas e afundar cada vez mais o país.

Cada um de nós deve perguntar: os responsáveis pela situação que hoje vivemos a nível nacional, serão capazes de fazer algo pelas autarquias, e romper de vez com o rumo que têm seguido nos últimos anos?
Não. Obviamente que não!

E isso, está mais do que provado!

Está também mais do que provado que há mais mundo para além destes partidos, há outros caminhos e existem alternativas.

Como seria de esperar, durante esta campanha eleitoral, PS, PSD e CDS, estão a agir como se não tivessem nada a ver com a grave situação que o País atravessa.
Estes partidos, com as suas políticas, fizeram de Portugal um país com graves desigualdades, com pobreza, fome e miséria.
Andam agora numa caça ao voto para fazer mais do mesmo: servir os interesses dos grandes grupos económicos e destruir a vida do povo.

Esses são os partidos da troika, foram eles que assinaram o memorando e agora não podem fingir que nada têm a ver com o que se passa.

São eles que, quer no Governo do país, quer em muitas câmaras municipais, têm seguido o mesmo caminho e as mesmas políticas de encerramento de estações de correios, escolas, centros de saúde, de destruição de serviços públicos e de emprego, de desmembramento e redução dos transportes públicos. São eles que seguem as mesmas políticas de privatização de serviços, e até de recursos naturais que são de todos, como a água, bem público essencial à vida, e que querem tratar segundo as leis do mercado, sem salvaguarda da sua gestão eficiente e do seu acesso com justiça social.

O resultado está à vista: não há uma área em que estes partidos não tenham posto a mão com o objectivo de destruir, representando um preocupante e grave retrocesso nos direitos essenciais.

Depois de tudo isto, vêm agora com promessas, com conversas fiadas de inevitabilidades.
Prometem mundos e fundos, e afinal o que têm para oferecer é uma mão cheia de nada.
Com uma mão acenam com falsas promessas e com outra continuam a  roubar-nos todos os dias.

Nada escapa a esta onda de destruição. E só a CDU, com o contributo de todos nós, consegue travar este desastre.

A CDU sempre disse: a austeridade traz a destruição da nossa economia, do Estado Social, rouba as nossas vidas e não resolve qualquer problema.

E que Governo é este que governa contra a Constituição da República Portuguesa? Que governantes são estes que vêem na Constituição, não a lei fundamental do país a ser respeitada, mas um obstáculo que não os deixa governar como querem?

Como podem continuar à frente do destino do país?
E também o Presidente da República não sai ileso destes episódios. Também ele, por permitir tudo, é responsável pelos atropelos e ataques à Constituição e aos direitos dos portugueses.

Em muitas, muitas situações, o PS também não fica de fora destas medidas que prejudicam o país.

E Loures mostra-nos bem isso. O PS não tem combatido e minimizado estas consequências, tem afundado o concelho, apagando-o cada vez mais do mapa.

Por isso, e porque este concelho merece melhor, é hora de devolver Loures à população, tirando a sua gestão a quem tem governado de forma danosa e a quem tem sido incapaz de promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas.

Já o dissemos noutras alturas e reafirmamo-lo: o nosso compromisso é voltar a entregar Loures às populações, devolver a sua gestão a quem se preocupa com as pessoas e com os problemas e necessidades da região.  
Com a CDU, Loures será o concelho que as pessoas merecem e não o concelho paralisado que o PS trouxe.
Foi com este compromisso e com este ambiente de confiança que nos apresentámos desde o início, e assim continuamos, cada vez mais reforçados e certos que é possível, e Loures só tem a ganhar, porque Loures precisa da CDU.
E vamos ganhar com o  Bernardino Soares, e a equipa da CDU, vamos ganhar!

Temos apresentado propostas alternativas e sustentáveis, somos um projecto sólido para o país, para o concelho e as suas freguesias. 

Apresentámos soluções para os problemas concretos das pessoas.  Defendemos os serviços públicos, para melhor servir as populações, defendemos os equipamentos essenciais, o direito à mobilidade, a defesa dos direitos dos trabalhadores municipais,  a defesa da valorização ambiental , e do espaço público.

Mostrámos a diferença entre o nosso trabalho e o que têm sido estes últimos anos em Loures.

Tal como o país, este concelho precisa de pessoas sérias e competentes, que não embarquem em negociatas que em nada favorecem as populações.

Companheiros, muitas vezes se fala no voto útil.
Cada voto em partidos que nada fazem para melhorar as nossas condições de vida, é um voto desperdiçado e deitado ao lixo. É um voto que vai dar força a quem nos rouba os direitos fundamentais.
Esse voto é útil para quem e para o quê? 
Para os cidadãos de Loures? Para a maioria dos portugueses?
Afinal o voto no PS, no PSD ou no CDS é útil para quem?

Eles não o dizem, mas dizemo-lo nós: esse voto é útil para os grandes grupos económicos, que continuam a acumular riqueza, para a banca, para todos os que se continuam a alimentar das dificuldades dos portugueses.

O voto nestes partidos só traz uma certeza: a certeza de que o dia de amanhã será pior que o de hoje. 

O voto útil é na CDU!
Porque ajuda a eleger autarcas que defendem de forma séria e intransigente os interesses das populações.

A CDU tem provas dadas em muitos concelhos e freguesias, e tem dado um excelente contributo para o desenvolvimento local, sendo um exemplo prestigiante para o Poder Local e para a dignificação da Democracia.

E é por isso que não temos dúvidas em afirmar que o reforço da CDU é indispensável para a imperiosa mudança de políticas.
Loures é bem exemplo de um concelho que não pode esperar mais por essa mudança.

Loures precisa de autarcas que conheçam os problemas das populações e que se empenhem nas soluções para esses problemas, de autarcas que combatam as políticas de austeridade, que lutem pelas freguesias e pelos serviços de proximidade às populações. Que lutem contra todas as leis que desvalorizam e destroem o poder local e asfixiam os órgãos autárquicos.

Por isso, companheiros e amigos, a CDU é a mudança necessária.

Domingo é dia de votar. É dia de usar um direito conquistado para lutar contra estas políticas, e essa luta será mais expressiva se o voto na CDU for também mais expressivo.

Há algumas pessoas que dizem:
Votar não muda nada.
Muda pois. Muda se votarem na CDU, se votarem nos partidos que são os culpados da situação que hoje vivemos, fica tudo na mesma, ou pior.

Outros dizem: os partidos são todos iguais. Pois bem, quem diz isto, não conhece o trabalho e a seriedade da CDU, os outros partidos serão iguais. Já o mostraram, são iguais nas falsas promessas, são iguais nos interesses que os movem.

Para os que dizem que não vão votar, pedimos que conheçam o nosso projecto, o nosso programa e que confiem em nós, pois quem dá o seu voto à CDU não sai enganado nem desiludido. Chega sim ao fim de um mandato com a certeza de ter feito a melhor opção e de ter contribuído para um reforço da luta por melhores condições de vida e um reforço do bloqueio às políticas que destroem as nossas vidas.
 
Estamos mesmo a chegar ao fim desta campanha, mas, até domingo, ainda podemos fazer mais para reforçar a CDU. Ainda há muitas pessoas a ganhar para o voto certo, para o voto que defende os interesses e os direitos das populações.

Dia 29, votar CDU é dizer não ao caminho de desastre e é abrir um novo caminho de esperança e confiança.
Porque há votos que deixam tudo na mesma e votos que fazem a diferença.
Votar CDU é votar na mudança necessária.
Domingo, com a CDU, Loures vai mudar!

Viva a CDU!!
Voltar