Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
29/08/2013
Intervenção de Eduardo Silva «Os Verdes» no Comício da CDU de Mafra
Amigos e companheiros, em 1º lugar e em nome do Partido Ecologista Os Verdes quer saudar-vos a todos e agradecer desde já a vossa presença. Agradecer também ao Projeto Bug por abrilhantar esta festa da CDU. É para mim uma honra estar aqui convosco e poder ver este largo das ribas cheio para este comício, prova que o Concelho de Mafra está diferente, a CDU do Concelho de Mafra está diferente, nós somos diferentes e estamos presentes.
Com a CDU na CMMafra não voltarão a suceder problemas como os que encontramos hoje, mesmo aqui ao lado, na Praia dos Pescadores, onde as birras entre o PSD e o PS, onde o jogo do empurra das responsabilidades impossibilitaram a colocação de um nadador salvador e de um apoio de bar na praia. Como é possível que uma praia como esta, que é um ex-libris a Ericeira, uma praia frequentada por milhares de pessoas, jovens, idosos, crianças… não tenha um vigilante!? E em caso de acidente de quem será a culpa? Estou certo de que não seria nem do PSD nem do PS, mais uma vez a culpa morreria solteira!
Com a CDU na CMMafra isto não acontecia, nós somos diferentes, estamos presentes!
Como é possível, ainda, fazer-se a requalificação da praia da Ribeira D´Ilhas sem atempadamente garantir em tempo útil a abertura das infraestruturas construídas? Sem pensar nas condições e na qualidade das praias para os nossos visitantes? Hoje mais parece uma praia fantasma!
Com a CDU na CMMafra isto não acontecia, nós somos diferentes, estamos presentes!
Ou ainda, e só para citar alguns dos exemplos da má gestão destes 30 anos de PSD na CMMafra, como é possível avançar para uma obra da importância e da dimensão do Eco Parque da Abrunheira, sem antes garantir todos os apoios e as condições de financiamento para conclusão das obras?
São 150 milhões de euros de dívidas acumulados pela Trato Lixo no Eco Parque da Abrunheira, e um pedido de insolvência pelos bancos.
150 milhões, que o Presidente da Câmara afirmou, na assembleia municipal de fevereiro deste ano, que teriam de ser pagos pelos habitantes do concelho de Mafra nas tarifas de resíduos sólidos na fatura da água.
Já pagámos uma das águas mais caras do país, mas com estes aumentos vamos mesmo ficar isolados no 1º lugar do ranking.
Com a CDU na CMMafra isto não acontecia, nós somos diferentes, estamos presentes!

Ou ainda, como é possível deixar praticamente ao abandono o parque de Santa Marta? Um local central, privilegiado, magnífico, mas que se encontra sempre deserto? Onde apenas resta o restaurante. Não há interesse em dar vida ao parque de Santa Marta? Ou será apenas falta de capacidade e de gestão?
Com a CDU na CMMafra isto não acontecia, nós somos diferentes, estamos presentes!
Estes são apenas alguns dos muitos problemas da gestão do PSD na CMMafra nestes últimos 30 anos, poderia ainda citar os casos da Mafra atlantico da A21 onde pagamos as portagens mais caras por km do país!
Ou os 240 milhões de dívidas contraídas pela CMMafra até 2042
Ou o caso da Mafra Educa onde a CMMafra paga rendas que atingem cerca de 5 milhões de euros por ano, durante 25 anos. Quase 15 mil euros por dia. Quase 15mil euros diários pela requalificação de algumas escolas do concelho, mas no entanto continua a chover no interior do pavilhão municipal da Ericeira, pavilhão esse, utilizado pela escola António Bento Franco aqui na Ericeira.
Ou seja no total a CMMafra vai ter de pagar cerca 125 milhões de euros por um investimento inicial de 50 milhões.
Mas depois entrega os terrenos para a instalação dos colégios privados do grupo GPS na Lagoa e na Venda do Pinheiro, por 50 anos renovados automaticamente por período igual, sem qualquer contrapartida financeira;

Ou ainda o caso das obras de saneamento no Sobreiro, que pararam pois a GNR confiscou todas as máquinas da empresa que realizava os trabalhos!
Enfim, problemas que nunca mais acabam! Apenas interessa a construção desenfreada de prédios, com vista ao pagamento de impostos, sem se importarem com a qualidade de vida de quem habita o concelho, tornando-o em mais um dormitório de Lisboa!
Com a CDU na CMMafra isto não acontecia, nós somos diferentes, estamos presentes!
Num tempo em que a maioria dos Portugueses não quer sequer ouvir falar de política ou de políticos, num tempo onde a política e os políticos estão pelas ruas da amargura, num tempo onde existe um descrédito total, uma desconfiança permanente, uma falta de confiança na política e nos políticos.
É por tudo isto que eu digo que não sou político, porque também eu quando penso em política ou em políticos o que me vem à memória é o BPN, as swaps, os submarinos, o Freeport, as parcerias publico privadas, as licenciaturas fantasmas, as reformas milionárias, os Isaltinos, os Relvas, as Fátimas, os Valentins e muitos outros…

Este ciclo tem de se inverter!
Os Portugueses não são todos iguais, e os partidos e os políticos também não! O Partido Ecologista Os Verdes é diferente, o PCP é diferente, Os eleitos da CDU são diferentes!

E não me querendo alongar mais, deixando o palco para quem sabe, quer ainda referir em último lugar, e porque os últimos são sempre os primeiros, um agradecimento muito especial aos meus filhos, ao Rui, à Madalena, à Maria e à Luz, a pequena Luz que faz precisamente hoje 3 meses e à minha mulher, a melhor do mundo, um beijo amor,
Agradecer a paciência que têm tido, e pedir-lhes desculpa pelo tempo em que não estou, pelo tempo em que deveria estar a acompanha-los e não estou, eles são sem dúvida os perdedores com esta minha aventura no mundo da política.
Por fim deixo-vos uma mensagem: Podem baixar-nos os salários, podem aumentarem-nos as horas de trabalho, podem cortarem-nos as pensões, podem aumentarem-nos o IVA, podem aumentar-mos todos os impostos, podem deixarem-nos na miséria, mas não se esqueçam:
O povo unido jamais será vencido, o Povo unido jamais será vencido!
Viva o Partido Ecologista Os Verdes, viva o PCP, viva a CDU!
Voltar