Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
18/05/2013
Intervenção de Joaquim Correia «Os Verdes» no Encontro Concelhio da CDU do Seixal
Caros Companheiros
Quero começar por saudar este grande encontro concelhio da CDU do Seixal.
Em nome do Partido Ecologista Os Verdes quero saudar os elementos do Partido Comunista Português, da Intervenção Democrática e as muitas mulheres e homens independentes que connosco dão corpo a este grande projeto que é a CDU.

Caros Amigos
Vivemos hoje dias de uma grande ofensiva do capitalismo contra os ideais de Abril, a Constituição da República e o poder local democrático.
Esta política capitalista já levou ao desemprego mais de 1 milhão de Portugueses, ao fecho de milhares de empresas, à destruição de parte do nosso aparelho produtivo e o exemplo que podemos dar está aqui no concelho do Seixal com a perspetiva do fecho da siderurgia nacional e a criação de mais 750 desempregados.
Estamos hoje a ser governados por gente que hipotecou a nossa soberania, que governa segundo as instruções de uma troika externa, que com falsos argumentos de que as medidas são inevitáveis e que não existem alternativas, nos vão roubando o direito ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação, à mobilidade, à cultura, aos serviços públicos de qualidade, à dignidade humana.
A esta troika externa temos que adicionar a interna, PSD/CDS/PS, com a singularidade do PS à segunda feira está de acordo, à terça está contra, à quarta manda uma carta ao BCE, à quinta pede desculpa ao FMI e à sexta abstém-se com violência.
Deste trio só falta referir o chefe e verdadeiro guru destas políticas, que de manhã brinca no facebook, á tarde toma conta de dois meninos, de nomes passos e portas e à noite com a sua esposa reza à nossa senhora de Fátima e a S. Jorge e a outros santos, como a santa Lagarde e a santa Merkel.
Caros amigos
O ataque ao poder local, através da extinção de freguesias, de uma Lei de finanças locais que retira verbas e autonomia às autarquias, a vontade de privatizar as água e resíduos, a lei dos compromissos, são alguns dos exemplos que a juntar ao aumento dos transportes, ao encerramento de serviços públicos, como os CTT, escolas, postos de saúde, ao aumento dos custos com a saúde, aos cortes nas reformas, entre outras, têm levado o nosso país ao empobrecimento, à miséria e à fome.
Como é que alguém pode ficar insensível quando vê uma criança chegar à escola com fome, como se pode ficar insensível quando se sabe que milhares de desempregados já não recebem qualquer apoio social, como é que podem ficar insensíveis quando grande parte dos reformados já não têm dinheiro para os medicamentos, quando pessoas são despejadas devido a uma lei de arrendamento injusta e anti-social, é hora de dizer basta. É necessário e urgente mudar de políticas e de Governo.
 Mas caros companheiros,
Estamos hoje aqui num concelho CDU, com autarcas e populações que têm sabido dizer não a estas políticas e que têm demonstrado que existe alternativa a esta catástrofe.
E a esta catástrofe a CDU tem respondido com trabalho, honestidade e competência.
Com trabalho na resposta de proximidade às aspirações, preocupações e necessidades das populações, com honestidade porque prestamos contas do nosso trabalho, com competência porque trabalhamos em comunidade para a comunidade respondendo aos seus anseios, ao bem-estar colectivo, porque somos homens e mulheres que estamos junto das populações.
Hoje, mais do que nunca, temos a responsabilidade de passar a mensagem e de demonstrar que à alternativa, que é possível a mudança e os Verdes reafirmam o seu empenho nessa mudança e nessa alternativa que é a CDU.

Caros companheiros,
A proximidade das eleições autárquicas vai requerer de todos nós trabalho redobrado, porque é necessário manter este concelho nos caminhos de Abril.
Hoje o concelho do Seixal atingiu níveis, embora não goste da palavra vou ter assim que adjetivar, invejáveis em termos de Ambiente, cultura, desporto, urbanismo, políticas de juventude, ação social, cooperação, entre outras.
Este património tem vindo a ser construído, tem presente e irá ter futuro.
É preciso, o pais precisa, de mais CDU.

Viva o Seixal

Viva a CDU
Voltar