Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
08/06/2013
Intervenção de Sónia Colaço «Os Verdes» na apresentação dos cabeças de lista da CDU ao concelho de Almeirim
Entrevista a Sónia Colaço
Fonte: Almeirinense TV

Intervenção de Sónia Colaço proferida na apresentação dos cabeças de lista da CDU ao concelho de Almeirim

Muito boa tarde caros Amigos
Gostaria de começar por agradecer a vossa presença, nesta apresentação de cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos de Almeirim. Estamos perante homens e mulheres que saberão dar a esta batalha política a força das suas convicções, o empenhamento militante e a dedicação à luta pela defesa dos direitos, interesses e necessidades do povo de Almeirim.

Foi com muita honra e grande sentido de responsabilidade que aceitei encabeçar a lista de candidatos à Câmara Municipal de Almeirim, pela Coligação Democrática Unitária, às próximas eleições autárquicas. Sinto-me honrada, em primeiro lugar pela confiança que depositam em mim, não só o Partido Ecologista «Os Verdes», ao qual pertenço, mas também o Partido Comunista Português e os ativistas da CDU de Almeirim; em segundo lugar porque a CDU é um coletivo composto por pessoas que se orientam e guiam pelos princípios do Trabalho, da Honestidade e da Competência e que visa a construção dum concelho e duma sociedade mais justos, mais equilibrados e mais saudáveis para todos.

Mas acima de tudo, sinto-me honrada por pertencer a este grande coletivo, que tem sabido estar ao lado das populações do nosso concelho, dando voz, às suas preocupações e denúncias mas também às suas aspirações e desejos. São homens e mulheres da nossa terra, que ao longo dos anos têm dado corpo ao projeto da CDU, do qual sou agora um dos rostos.

Para aqueles que me consideram uma jovem e poderão, eventualmente, estar preocupados com esse facto, posso dizer que já não sou assim tão jovem, e o que considero importante realçar é que estou na idade da força produtiva, tão necessária presentemente ao nosso país e ao nosso concelho, e que pelas políticas concretizadas, por sucessivos governos e agora aprofundadas pelas medidas impostas pela troika e acatadas quando não agravadas pelo atual governo, é recusado aos jovens cumprir esse papel de força impulsionadora e criativa, tanto a nível nacional como aqui neste concelho. E se é nos jovens que está o Futuro, então eu sou e serei sempre jovem, porque tenho no presente a ousadia de desejar e procurar viver num concelho que se quer com futuro.

Quanto aos que podem estar preocupados com a minha falta de experiência para a tarefa a que me proponho, gostaria de dizer que as tarefas que tenho desempenhado de apoio à intervenção dos Verdes a nível nacional e regional tem sido essencial para adquirir experiência e tomar conhecimento de outras realidades, que agora poderei por ao serviço do meu concelho. O trabalho profissional de assessoria aos eleitos do PEV, na autarquia de Lisboa permitiu-me analisar e comparar situações, encontrar soluções alternativas e diversificar saberes. Dizer ainda que os assuntos de Almeirim, que é o meu concelho, também não me são estranhos, visto que desde 2005 integro as listas da CDU, tendo passado pela Assembleia Municipal. Ao longo deste tempo, tenho acompanhado o trabalho que os eleitos têm realizado, no Executivo e Assembleia Municipal, onde a CDU foi sempre mais além, nas propostas e recomendações apresentadas.

Assistir e participar nas diversas reuniões e iniciativas, em conjunto com os demais ativistas da CDU, eleitos e não eleitos, permitiu andar a par e passo com os assuntos do concelho e as aspirações e preocupações das suas populações, como foi por exemplo na defesa do Montado de Sobro, quando quiseram destruir aquela fonte de riqueza e de biodiversidade, ou ainda pela segurança pública, nas vias, nos jardins e nos parques infantis.

É com base neste trabalho coletivo e abrangente que iremos avançar e estruturar o nosso programa eleitoral, dando continuidade ao património que a CDU em Almeirim tem, na defesa dos interesses da nossa população. Continuar a apostar nas vantagens da centralidade geográfica de Almeirim, na sua riqueza agrícola e na restauração, são alguns exemplos, mas sobretudo dar valor às forças vivas do concelho. Continuaremos empenhados em defender uma gestão pública cuidadosa, o bom gasto dos dinheiros públicos, a exigir a transparência dos processos, e o respeito pela legalidade e a pluralidade democrática, será uma vez mais a preocupação dos eleitos da CDU.

Caros Amigos e Companheiros,
As próximas eleições não podem ser mais do mesmo, não será bom nem para o nosso concelho nem para o país. Como cantava um grupo musical da nossa terra: “reis é o que não falta, é bom ser sua alteza, uns andam por aí, são reis à portuguesa”, é tempo do nosso voto dizer BASTA, e de dar um recado claro e afirmar que é preciso uma alternativa.

Alternativa ao Saber Fazer do PS de Almeirim, do qual não esquecemos os trabalhadores da ALDESC despedidos, não esquecemos a vontade de destruir o montado de sobro, não esquecemos as obras recentemente feitas e já a precisar de arranjos, como por exemplo o salão de chá da zona norte.

Alternativa às políticas do PSD/CDS, que cegos por um défice e em fazer cumprir as instruções externas estão a levar o país à miséria, e a fazer sofrer o povo português.

Esta alternativa passa pela CDU, porque nós estamos libertos dos interesses instalados e dos compadrios, somos uma candidatura aberta, a todos quanto procurem discutir, analisar e levar à prática a resolução de muitos problemas, com vista à melhoria constante do nosso concelho, para que Almeirim se liberte do marasmo existente. Não queremos tronos, nem lugares para a vida, queremos servir o concelho e trabalhar para a sua população! Isto é o que podem esperar da CDU.

Caros Amigos,
O desafio que se avizinha é grande, sabemos que a tarefa é exigente, mas não baixamos os braços, nem perdemos o norte. Sabemos por onde ir, pois faz parte do código genético da CDU estar ao serviço das populações e da melhoria da qualidade de vida no concelho e no seu desenvolvimento. Para tal, dispomo-nos a trabalhar com todos aqueles que comunguem destas aspirações e destas vontades, qualquer que seja a sua convicção partidária, escutando com humildade as suas ideias, em prol de todos os que aqui vivem, estudam e/ou trabalham, como ainda os que nos visitam. Fica lançado o desafio para os demais jovens e não jovens, que reconhecendo nesta candidatura os valores necessários para a mudança que o concelho e o país precisam, se unam a este coletivo.

Todos em conjunto trabalharemos para que seja possível garantir condições para as famílias aqui se manterem, as empresas e o comércio gerarem emprego, na promoção da cultura, do desporto e do associativismo local.

Seremos uma força estimuladora da participação ativa e alargada, convictos que é este o caminho para a verdadeira gestão democrática.

Acreditamos que com o reforço da CDU tudo isto é possível, para que os Almeirinenses fiquem a ganhar

Viva o Poder Local Democrático

Viva a CDU e Almeirim
Voltar