Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página
11/05/2013
Intervenção de Sónia Colaço «Os Verdes» no Encontro Regional da CDU - Leiria
Muito boa tarde Caros Companheiros e Amigos,
Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes» quero saudar todos os presentes, em particular os nossos parceiros de coligação, o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática. Saudar igualmente todos os activistas, que com o seu empenho e dedicação, promovem, divulgam e valorizam o projecto político da CDU.
Projecto este que ao longo de 35 anos tem trabalhado e lutado junto com as populações, ouvindo os seus problemas e necessidades, fomentando projectos que promovem o desenvolvimento das regiões e o bem-estar das populações. Projecto este que tem nos desafios deixados pelo 25 de Abril a sua motivação e força, que tem na defesa dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa a sua luta. Hoje vivemos tempos difíceis, num claro ajuste de contas ao que foi arduamente alcançado, onde para além do caminho que ainda falta percorrer, mais grave é o retrocesso que algumas destas conquistas têm sofrido nas duas últimas décadas. Sob a acção do plano imposto pela troika estrangeira que estrangula o país, e no qual a troika nacional (PS, PSD e CDS) vai mais longe nas medidas aplicadas, querem-nos roubar o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, à Água, em resumo, retirar todos os nossos Direitos, tal como conhecemos até hoje. O distrito de Leiria não é excepção, bem pelo contrário, é o retrato do resto do país, onde aumentam o desemprego, a precariedade no trabalho e a desvalorização salarial, onde fecham Centros de Saúde, postos de CTT e Escolas, onde extinguem Freguesias, onde as assimetrias regionais crescem.
«Os Verdes» têm, ao longo do tempo, denunciado vários problemas na região nomeadamente na área dos transportes, como é exemplo a modernização da Linha do Oeste, que tem levado as populações e a Comissão de Defesa da Linha a promover diversas acções de luta e organizando inúmeras iniciativas. A CDU considera que este é um eixo ferroviário estratégico de desenvolvimento regional mas com implicações nacionais, e por isso tem não só participado de forma solidária nas muitas acções realizadas, junto com as populações, como usado dos instrumentos políticos disponíveis. Ao nível local, através dos seus eleitos nas Autarquias e Assembleias Municipais, como na Assembleia da República, onde o PCP e o PEV, através de inúmeras iniciativas parlamentares têm confrontado os sucessivos Governos Portugueses, o actual e os do passado, com as suas opções políticas de desinvestimento na mobilidade, como também no Parlamento Europeu e muito recentemente com uma pergunta do deputado do PCP. É por isso essencial a implementação de uma verdadeira política de transportes públicos, garantindo um serviço de qualidade e acessível, com preços socialmente justos. Apostar no sector ferroviário, terá grandes vantagens para a redução de importação de petróleo, vantagens económicas na diminuição do défice, mas também ambientais, na diminuição de emissão de gases com efeito de estufa.
Outras situações relatadas pelos «Verdes», nomeadamente ao nível dos recursos hídricos, são por exemplo a poluição da Ribeira dos Milagres e do Rio Lis. Assim como as visitas realizadas com os eleitos locais da CDU à Lagoa de Óbidos e consequentes intervenções parlamentares, para a requalificação ambiental da mesma, como factor fundamental para o desenvolvimento local, é outro exemplo que podemos enumerar. De referir ainda a preocupação com as ampliações das pedreiras em Alvaiázere, em pleno Sítio da Rede Natura 2000, tal como já foi hoje aqui referido.

Amigos,
Para terminar, ainda referir, que a procura do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida passa pela justiça social, pela defesa da democracia participativa, na defesa do Estado Social e na defesa dos Serviços Púbicos. É por isso que irão encontrar sempre os activistas e eleitos da CDU junto das populações e das comissões de utentes, por exemplo na defesa do seu centro de saúde, na prestação de cuidados de saúde de proximidade e de qualidade, exigindo mais profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, como é o caso aqui na Marinha Grande, entre muitos outros.

Caros Companheiros e Amigos,
É por todos estes exemplos, que a CDU continua a continuará a intervir, porque há alternativa, porque acredita que é possível a construção de um Portugal mais democrático, mais justo, mais solidário e mais saudável. Saímos hoje, deste encontro regional com a aprovação das linhas orientadoras e objectivos claros da nossa acção no distrito de Leiria, assim como a aprovação da Moção “Pelo direito à Água, defender a gestão pública! Não à privatização!”. «Os Verdes» reafirmam também o seu empenho nas lutas que se avizinham e no reforço da CDU. Vamos enfrentar os próximos desafios e as próximas eleições autárquicas com muita Confiança.
Viva o Poder Local Democrático!
Viva a CDU!
Voltar