Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
20/12/2019
Apreciação do Projeto de Resolução n.º 21/XIV/1.ª (PEV) — Medidas para erradicar o uso do glifosato - DAR-I-020/1ª
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em nome de Os Verdes, saúdo os milhares de peticionários que subscreveram esta petição e que lutam pelo direito à saúde e à qualidade de vida.

Como sabemos, a Organização Mundial de Saúde, através da Agência Internacional para a Investigação do Cancro, veio associar, em 2015, o glifosato à potencialidade de cancro. Foi declarado um efeito perigoso do glifosato para a saúde humana, estabelecendo-se uma relação entre este herbicida e um cancro de sangue.

Em Portugal, todos os anos surgem cerca de 1700 novos casos deste tipo de cancro, apresentando uma taxa de mortalidade superior à média da União Europeia — de realçar que o glifosato é o herbicida mais usado em Portugal. O glifosato apresenta, também, uma ligação próxima aos organismos geneticamente modificados (OGM), na medida em que estes são resistentes ao herbicida em causa.

Os Verdes colocaram a questão na agenda da Assembleia da República desde 2015, com um conjunto de debates e iniciativas, considerando, a partir dos resultados que afirmam que o glifosato pode ter efeitos na saúde, que o passo responsável a seguir é o de tomar medidas que salvaguardem a saúde pública e o ambiente, sob o princípio da precaução.

O Governo PSD/CDS não manifestou qualquer preocupação em relação a esta questão. Na passada Legislatura, foram várias as vezes que Os Verdes trouxeram a questão a Plenário.

Apesar de existir um diploma que interdita o uso do glifosato em espaços muito específicos, como espaços infantis, jardins e parques urbanos de proximidade, parques de campismo, locais de cuidados de saúde, entre outros, consideramos que foi dado um passo relevante no sentido da interdição proposta pelo PEV, mas pensamos que é possível ir mais longe.

No entanto, existem outros locais e situações em que comprovadamente não existem outros meios e técnicas de controlo para fazer face a um perigo fitossanitário que constitua um risco para a floresta, para a agricultura ou ambientes naturais.

Os Verdes continuam empenhados nesta causa e o projeto de resolução que hoje apresentamos vai no sentido de se promover mais esclarecimento, designadamente aos agricultores e às autarquias, sobre os resultados relativos aos efeitos do glifosato sobre a saúde humana: que se criem formas de incentivo e apoio, fundamental aos pequenos e médios agricultores na fase de transição para o uso de outros meios alternativos livres de glifosato; e, por fim, que se desenvolvam diligências que potenciem a não utilização do mesmo.
Voltar