Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
02/06/2020
Debate sobre a TAP – Declarações Políticas – DAR-I-056/1ª

Sr. Presidente, Sr. Deputado João Gonçalves Pereira, falou da TAP com toda a propriedade e oportunidade, sobretudo numa altura em que uma empresa com a dimensão da TAP define as suas rotas sem conhecer a estratégia do Governo para a abertura das fronteiras, o que me parece, no mínimo, uma brincadeira.

 O mais grave é que essa atitude mostra bem que a TAP definiu a sua estratégia de retoma sem ter presente o interesse público e as necessidades das populações, fugindo a qualquer contributo para a retoma da atividade económica do País. Portanto, a nosso ver, os planos da TAP são absolutamente inadmissíveis.

Concentrar a maior parte das ligações em Lisboa e reduzir drasticamente os voos entre os dois principais aeroportos do País é confundir o País com Lisboa. O País não é só Lisboa, nem de perto nem de longe, como certamente o Sr. Deputado estará de acordo.

Ao concentrar o grande «bolo» das ligações a partir de Lisboa, a TAP não está apenas a ignorar o Porto, está a ignorar a necessidade da retoma económica de toda a região Norte do País. Sendo esta a região que mais tem exportado, a atitude da TAP compromete seriamente a retoma da atividade económica do País, o que vem confirmar que a TAP deixou de estar ao serviço dos portugueses e do desenvolvimento do País para se focar exclusivamente na sua própria rentabilidade, ainda por cima quando percebemos que estamos perante a possibilidade real de ela vir a ser financiada pelo Estado.

O que nos parece é que o Estado não pode continuar refém dos interesses privados e, por isso, para «Os Verdes», por mais voltas que se deem e por mais remendos que se façam, o problema só se resolve se o Estado assumir o controlo público da TAP. Esta lógica de o Estado ser acionista mas não mandar, e só ser chamado quando é preciso financiamento. é, já de si, pouco saudável, mas torna-se ainda mais grave quando essa empresa só olha para os seus próprios interesses, sem qualquer preocupação relativamente ao seu contributo para o desenvolvimento do País e, nesta altura, para a retoma ou para o relançamento da atividade económica no nosso País.

Por isto, Sr. Deputado, sem querer desvalorizar a TAP, queria perguntar-lhe se considera, ou não, que, com esta postura, a empresa está a contribuir para a retoma da atividade do País.

Vou terminar, Sr. Presidente.

Sr. Deputado, já agora, queria perguntar-lhe que balanço faz da privatização da TAP, feita pelo PSD e pelo CDS. Foi boa para o interesse público? É que o PSD, em vez de perguntar se o Governo já conseguiu o controlo da TAP, podia perguntar se o Governo já resolveu o problema que o PSD e o CDS criaram.

Voltar